Do Leitor

Sonhos e realidade se misturam, presente e passado também

No interior de Minas Gerais, existe um pequeno vilarejo com pouco mais de 500 habitantes, uma comunidade simples, onde viviam pessoas simples, muito unidas e atenciosas umas com as outras.

Como em toda comunidade do interior, nesta pequena vila tinha muitas crianças, sempre muito alegres, o que trazia felicidade a toda a vizinhança, estavam sempre brincando sorridentes e felizes.

No centro do vilarejo existia uma praça, cujo nome era Praça da Bandeira, com um lindo e grande gramado, nos fins de tarde as crianças brincavam, corriam, jogavam bola entre outras brincadeiras, as famílias se reuniam em frente de suas casas para jogarem conversa fora, enquanto observavam seus filhos, brincando e fazendo grande alvoroço, o que é próprio dessa idade, muitos, voltavam ao passado relembrando suas infância, quando também eram crianças, as mesmas brincadeiras os mesmos gestos, tudo era uma repetição de um bom e belo tempo, através das recordações voltavam a ser crianças outra vez.

Joãozinho era uma dessas crianças, adorava ir para a escola, ansiava em aprender, fazia todas atividades passadas pela mestra Zulmira, em tempo recorde, ansioso para chegar a hora do recreio, momento impar para ele, pois aproveitava para saborear o delicioso lanche servido para os alunos, mestres e servidores da escola.

Por ser de família muito pobre, como todos moradores do povoado, muitas vezes não tinha em casa uma refeição saborosa e farta como aquela, que era repetida até se fartar. Joãozinho era um garoto muito aplicado nos estudos, um adolescente muito gentil também, sempre que podia, colhia uma flor no jardim de casa e levava para sua querida professora Zulmira.

O tempo passava e Joãozinho crescia, jogava bola, brincava de queimada, soltava pipa, brincava de bete, pique esconde, pega-pega com as outras crianças, já na sua primeira adolescência, seus pais passaram a responsabilidade de cuidar dos seus irmãos mais novos, dos animais domésticos e mais alguns afazeres da casa.

O menino sonhava em se tornar médico, sabia das dificuldades que enfrentaria, pois, seus pais não tinha dinheiro para bancar seus estudos na capital, isso o angustiava bastante, mas Joãozinho era um jovem determinado e colocou na cabeça que realizaria seu sonho, não se deixava intimidar pelos poucos recursos. Sua professora o aconselhava e incentivava a realizar seu sonho. Após se formar no ensino médio, surgiu oportunidade de ingressar em uma universidade pública, ele correu atrás e consegui uma vaga para o tão sonhado curso de medicina.

Quando chegou em casa e deu a notícia para seus pais, sua mãe ao mesmo tempo que estava feliz, se desmanchava em prantos, pois sabia que seu filho amado em breve partiria em busca dos seus sonhos, mas entendia que seu filho precisava cumprir seu destino. No dia seguinte logo pela manhã, Joãozinho pegou as poucas roupas que tinha colocou em uma mochila, com os olhos cheio de lagrima abraçou seu velho pai, seus irmãos, abraçando a sua mãe disse: Calma mãe, você me ensinou tudo que sei, a respeitar as diferenças e a todos, estarei sempre aqui no seu coração, nas férias, sempre que puder voltarei para casa. Joãozinho pegou sua mochila e partiu para cidade grande, nas férias voltava sempre para a sua cidadezinha quando matava a saudade de seus pais e amigos, nunca deixava de ir ver sua conselheira e querida professora Zulmira.

Após se formar, o Dr. João voltou para sua cidade onde se dedica a cuidar de toda a população. O querido Dr. João (Joãozinho para os íntimos) se casou com uma moça que conheceu ainda no tempo de escola, formou família, criou o tempo passa tão rápido e logo tudo será somente recordação. O tempo inexoravelmente passou, hoje já velho, ele e sua esposa se sentam na frente de casa para observar seus filhos brincarem na praça onde ele passou sua infância, relembrando momento maravilhosos vivido naquele lugar. Sabe que também irão em busca dos seus sonhos e ideais.

Aldeny Alves Oliveira é graduada em Ciências Biológicas pela UFMT, graduação em Pedagogia pela FAERP.(Faculdade entre Rios do Piauí), pós-graduação em Saneamento Ambiental, pela Faculdade Integrada da Grande Fortaleza, pós-graduação em Ludopedagogia pela Prominas, pós-graduação em Autismo pela Dom Alberto e contista em Rondonópolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *