Autos e Motores

VW Saveiro com motor a ar com turbo rede mais de 200 cavalos

A chegada da família Gol revolucionou o mercado nacional. O modelo icônico da Volkswagen está completando 40 anos de história e deu origem a uma série de variações que se mostraram bem acertadas para o mercado. Voyage, Parati e Saveiro caíram no gosto do público e da crítica.

Dessas variações apenas a VW Saveiro recebeu o motor boxer que foi usado inicialmente no Gol. O propulsor refrigerado a ar se mostrou bem acertado também para o utilitário, com um torque razoável e a já conhecida confiabilidade mecânica.

O exemplar da matéria traz uma surpresa quando abrimos o capô. A preparação dos motores boxer é comum no Fusca mas no Gol e Saveiro é muito mais rara. E o capricho no cofre também impressiona, com destaque para a pintura preta e visual limpo, sem fios, uma técnica que está na moda nos últimos anos.

O conjunto mecânico da picape vem com 1.600 centímetros cúbicos de cilindrada recebeu uma injeção eletrônica para monitor toda a usina de força. Além disso a turbina KKK sopra força extra nova para os cilindros alcançando 210 cv, cavalaria aferida em dinamômetro.

Algo que também chama a atenção é o sistema de escape. Inicialmente foi adotado um conjunto dimensionado com saída na traseira. Porém como a ideia era fazer mais estardalhaço o proprietário resolveu colocar uma saída direta saindo do coletor, algo realmente estrondoso.

Visualmente falando o estilo mais limpo, parecido com o original, se destaca. A contrário de alguns projetos que mostramos esse traz uma aparência que engana muita gente pela rua, exceto pelo ronco, que esconde seu “poder de fogo”.

Guiar a VW Saveiro é uma experiência interessante. O som do motor boxer encorpado é instigante e a potência de 210 cv casa bem com a estrutura do carro.

Fonte: – iG/Renato Bellote

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *