Estadual

Tesouro: tradicional subida do Morro de Santa Luzia atraí peregrinos e romeiros de várias regiões do Brasil

 

  A cada ano que passa, a subida do Morro de Santa Luzia em Tesouro na região sudeste de Mato Grosso, tem atraído vários peregrinos, romeiros e devotos de Santa Luzia, que vem participar dessa tradicional caminhada de fé.

Na véspera do dia 13 de dezembro, quando se comemora o dia de Santa Luzia, a cidade recebe inúmeros devotos da Santa, vindos de várias partes do estado.

Tudo começou no ano de 1912, quando um grupo de garimpeiros da região contraíram conjuntivite, na época, esta doença era desconhecida pela população local, por medo de ficarem cegos, eles fizeram promessa de subirem ao morro, pois o mesmo era o mais alto da região.

No dia seguinte eles subiram o morro, conforme prometido, nos dias subsequentes começaram a melhorar até a cura completa. Então, subiram novamente o morro para pagar a promessa feita.

Muitos anos depois em 1936, três jovens Epifânio Duarte, Edsonina Vilela Duarte e Anacleta Moreno Siqueira, em sinal de devoção e penitencia, resolveram subir o morro mais alto da cidade.

Ao chegarem no topo, encontram uma imagem de Santa Luzia, (que é a Santa protetora dos olhos) e velas queimadas, então o batizaram como Morro de Santa Luzia.

Dias depois descobriram que tanto a imagem, quando as velas foram deixadas por três garimpeiros no ano anterior, ou seja, 1935.

Relatos contam que um desses garimpeiro enquanto quebrava o cascalho, sua picareta atingiu um emburrado, e acabou que fagulhas caíram nos seus olhos, um deles começou a sangrar, então o garimpeiro olha para o morro e faz uma promessa a Santa Luzia, que se ele não ficasse cego, subiria e deixaria uma imagem dela no lugar mais alto e assim foi feito.

A partir do ano de 1937 essa história se popularizou, atraindo pessoas de outras regiões.

Todo dia 13 do mês de dezembro, peregrinos e devotos da Santa fazem a romaria da subida do Morro de Santa Luzia, uma perigrinação que tem acontecido todo ano na cidade de Tesouro.

Existem vários relatos de milagres que já ocorreram ao longo dos anos, pessoas que vem pagar suas promessas, pessoas que estavam cegas e ao subir o morro consagrado a Santa Luzia, voltaram a enxergar, outras que estavam com glaucoma em estado avançado foram curadas, pela interseção de Santa Luzia, outras que estavam com câncer, depressão e tantas outras doenças, enfim, são muitos os casos de milagres acontecidos.

Uma Igreja e um cruzeiro foram construído no alto do morro em homenagem a Santa Padroeira, onde acontecem missa e outras atividades em honra a Santa.

A peregrinação começa sempre às 5hs da manhã do dia 13, com procissão, cânticos e rezas, às 6hs temos a Santa Missa ao sopé do morro, para aqueles que não conseguem subir, às 7hs30 começa a subida, ao chegar no topo, é rezada outra missa.

Na Igreja Matriz de Santa Terezinha do Menino Jesus, tem uma relíquia de Santa Luzia, que fica em permanentemente exposta aos fiéis.

Tesouro é a única cidade de Mato Grosso que tem uma Igreja dedicada a Santa Luzia, que fica no alto do morro do mesmo nome, a 580 Metros de altura.

Como Padre, fico muito feliz por ver tanta gente recebendo suas graças e vindo pagar suas promessas. Estamos trabalhando para construir a escadaria que leva até a igreja da padroeira no alto do morro. Finalizou o Padre Wender, também conhecido como “o Padre do Interior”.

Da redação

Fotos cedidas pela Paróquia.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *