Estadual

Tesouro conta novamente com Biblioteca Pública Municipal.

 

A Prefeitura Municipal de Tesouro por meio das Secretarias de Educação e Cultura reabriu nesta semana a Biblioteca Pública Municipal Presidente Vargas. Há mais de 15 anos a população tesourense não contava com uma biblioteca pública, o espaço tinha sido desativado e todo o acervo desapareceu.   

Em fiscalização no ano de 2016, a Equipe Técnica do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso – SEBPMT constatou inúmeras irregularidades no município, entre elas a biblioteca fechada, acervo desatualizado e a maioria extraviado, danificado, contaminado, catalogação inexistente, sem limpeza adequada, registro de tombamento inexistente, além de irregularidades no ambiente, segurança, mobiliário e estrutura.   

“A biblioteca pública de Tesouro estava inadimplente porque ela tinha recebido recursos federais para implantação de uma biblioteca que não existia, ela foi implantada e depois fechada e simplesmente nunca mais abriu, e isso é considerado crime principalmente quando se recebe recurso do órgão federal destinado para implantação desse equipamento, ” relatou a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas, Waldinéia Ribeiro de Almeida.  

Por causa da biblioteca fechada o município recebeu notificações orientativas em gestões anteriores e poderia até ser penalizado, ficando impedido de receber recurso e também responder ao Ministério Público. Mas para solucionar esse problema e trazer mais oportunidade de conhecimento a população, a gestão atual representada pelo Prefeito Isaack Castelo Branco procurou a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer – Secel por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Mato Grosso, e revitalizou e organizou o espaço dentro de 30 dias pelo projeto RevitaBibliotecaMT.  

“Tesouro está recebendo um espaço transformador, desmistificando aquela posição de um município que não trazia exemplo de incentivo à leitura, para agora ser transformador de vidas através desse equipamento. Então eu vejo que essa gestão se importou com esse equipamento que é tão importante, tanto para a cultura, como para o desenvolvimento social e econômico dessa cidade, ” comentou a coordenadora do SEBPMT.  

“Essa biblioteca vai ajudar muitos estudantes, professores, pedagogos e quem se interessa pela leitura, temos agora um acesso rápido aqui na cidade para começar um mundo novo, é um universo de informação, de conhecimento e só tem a agregar para todos nós cidadãos, ” disse o estudante, Jhean Pedro Fernandes Santos.  

A biblioteca está aberta de segunda a sexta-feira das 08h00 às 11h00, e das 14h00 às 17h00.  

Cristina Ledes/ da Assessoria.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *