Geral

Saiba Como o Envelhecimento Afeta o Apetite Sexual da Mulher.

Ginecologista explica que entre as causas estão fatores biológicos, psicológicos e também socioculturais.

Embora assuntos ligados a sexualidade sejam pouco discutidos, ainda é de extrema importância trazê-los à tona, principalmente quando dizem respeito à saúde íntima da mulher. Um desses exemplos pouco abordados é o envelhecimento do desejo sexual feminino, que com o passar dos anos pode ser afetado, e até mesmo prejudicado.

Sim, o envelhecimento do organismo pode afetar o apetite sexual, e essa problemática pode ser por uma série de causas, como fatores biológicos, psicológicos e também socioculturais. O passar dos anos, a consequente queda dos hormônios sexuais e relacionamentos longos com scripts sexuais monótonos, pode influenciar a queda da libido.

Mas para entender um pouco mais sobre esse envelhecimento do apetite sexual feminino, o primeiro é necessário entender o porquê da libido ser tão necessária ao longo da vida.

A importância da libido

Segundo Aline Ambrósio, ginecologista, obstetra e terapeuta sexual, a libido é uma energia de vida, que nos move para nos conectarmos com alguém ou com nós mesmos, e pode ter alguns objetivos ao nos impulsionar para contato sexual: procriação, prazer, estreitar laços de intimidade ou até para expressão do masculino ou feminino.

De acordo com Ambrósio, se a maior motivação para sexo é reproduzir-se, problemas de fertilidade ou o envelhecimento podem reduzir o desejo sexual. “Alterações biológicas, como disfunção da tireoide, queda de hormônios masculinos e femininos, ou tratamentos para doenças crônicas que provocam queda da energia física, também alteram a resposta sexual adequada”, explica.

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *