Política

Reunião define volta do 3º turno da saúde na região do Amparo em Rondonópolis .

Anúncios importantes de investimentos e melhorias no trânsito, esporte, educação e infraestrutura marcaram o debate público.

Com a presença dos vereadores, Reginaldo Santos (SD) e Roni Cardoso (PSD), articuladores principais da reunião, que teve ainda a participação dos parlamentares municipais, Jonas Rodrigues (SD) e Orivaldo Kaza Grande (DC), o prefeito Zé do Pátio (SD) anunciou, na noite da última sexta-feira (19), o retorno do 3º turno na unidade de saúde do bairro Nossa Senhora do Amparo, em Rondonópolis.

A notícia foi dada pelo gestor à própria comunidade local em meio a um encontro ampliado que ocorreu na EMEI Rubens Alves de Souza, que reuniu lideranças dos bairros de todo o entorno da Avenida Brasil, secretários municipais, membros do legislativo e moradores em geral. Segundo o vereador Reginaldo, o retorno do 3º turno foi comemorado por todos.

“Descentralizar a saúde, fortalecendo o preventivo e levando essa estrutura até os bairros, é uma atitude de um custo-benefício valiosíssimo, por parte do Poder Público. Temos pais e mães de família ali daquela região, que trabalham durante todo o dia e que poderão agora, das 18 até a meia-noite, buscarem atendimento para eles próprios ou para os filhos, o que pode significar vidas salvas. Estou muito satisfeito pelo prefeito ter atendido esse pleito que é nosso, mas atendendo um clamor da população”, cita o vereador.

Para garantir a real evolução dos serviços, algumas adequações em reformas recentes feitas na unidade de saúde já foram garantidas. “O servidor Francisco Carneiro levou para o prefeito a necessidade de ajustes importantes na infraestrutura, que possibilitarão o melhor atendimento dos pacientes. Isso passa ainda por uma sala específica para as agentes comunitárias de saúde dentro do prédio (…) O prefeito também anunciou o início, em breve das atividades do novo centro de odontologia dentro do centro de saúde”, detalhou Santos.

Outros encaminhamentos

As novidades da noite de reunião, contudo, foram além e incluíram o anúncio da compra da área da unidade de educação Rubens Alves, onde ocorria a reunião, anteriormente de uma fundação ligada ao Governo do Estado. A EMEI passará, a partir dessa aquisição, por grande reforma em sua estrutura.

“O pedido feito pela Flávia, coordenadora da unidade de educação infantil, servidores, pais e comunidade, foi atendido pelo prefeito. Serão R$ 2,4 milhões para transformar totalmente o prédio”, pontuou Reginaldo, que ainda acrescentou que a gestão comprou e já desapropriou duas outras áreas nas proximidades da Avenida Brasil para construir mais uma escola e outra creche para o atendimento da população.

O prefeito também confirmou a construção de um miniestádio na região, atendendo pleito dos vereadores, devido a intensa atividade do futebol amador na região do Amparo. Ao lado da estrutura esportiva, os vereadores pleitearam e garantiram o investimento para a construção de um espaço que valorizará um corredor hoje pouco aproveitado. “Será fechado e implantado um calçadão, um projeto muito interessante”, explicou o parlamentar.

Em relação ao trânsito e infraestrutura geral, os vereadores e a comunidade agradeceram os investimentos em microrrevestimento asfáltico, recentemente instalado nas ruas dos bairros envolvidos, mas cobraram a implantação de faixas elevadas na frente da própria Rubens Alves, bem como nas vias de entrada da EMEI Rosalino Antônio da Silva, já na Cidade Alta, e da UMEI Luis Henrique Dias Bulhões, no Jardim Participação, garantindo a segurança das crianças.

O prefeito acatou a ideia e já recebeu a informação do secretário de transporte e trânsito, Lindomar Alves, bem como da chefe anterior da pasta, Mara Gleibe, que as intervenções já estão encaminhadas dentro do cronograma da Setrat e da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis – Coder.

Além dos dois secretários, o “time” de Pátio no encontro com a comunidade contava ainda com os secretários Valdemir Castilho, o Biliu (GASP), Neiva de Col (Ciência, Tecnologia e Inovação), Huani Rodrigues (Habitação) e Ione Rodrigues (Governo). O vereador Reginaldo, que ainda solicitou formalmente ao prefeito a instalação de uma unidade administrativa descentralizada do SANEAR, para atender as demandas da região, elogiou a maciça participação popular no encontro.

“Contamos com o apoio e a participação na reunião do Lindomar, presidente do Amparo, Vice-presidente da Uramb e presidente do Jardim Iguassu, Balduino “Ceará”, além de nomes como o Olímpio, Cléverson e Salvador, peças importantes do movimento comunitário da região, que nos ajudaram a montar uma reunião muito produtiva. É de parabenizar a atitude do prefeito de promover estes encontros rotineiros com os moradores dos bairros e estabelecer um mandato participativo”, finalizou.

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *