Política

Projeto de Marildes que garante espaço para acolhimento de autistas é aprovado pela Câmara

A Câmara de Vereadores de Rondonópolis aprovou o projeto de Lei de autoria da vereadora Marildes Fereeira (PSB) que cria o chamado espaço “Acolher com Amor”, destinado a acolher crianças, adolescentes adultos autistas, seus acompanhantes em momentos de crise de ansiedade, agitação e ansiedade;.
Pela proposta aprovada pela Câmara, espaços como shopping centers, hipermercado, ginásios e estabelecimentos similares, tanto do âmbito público e privado devem criar esses espaços de forma facultativa para atender autistas, independente da idade.
O projeto prevê que o espaço tem como objetivo principal oferecer suporte e assistência às pessoas autistas em momentos de crise.
A medida ainda prevê que o Poder Executivo deve apresentar uma regulamentação especifica, definir e editar normas complementares necessárias para a execução da Lei.
Fora isso, o Poder Executivo vai poder ainda estabelecer convênios e receber doações para o funcionamento das salas do projeto Acolher com Amor em locais públicos, onde a Lei se encaixa.
A vereadora Marildes na Justificativa do projeto explanou que nestes locais, onde há grande movimento de pessoas, há possibilidade de pessoas com autismo desenvolver crises e por isso, é importante que existam essas salas, justamente para garantir o apoio necessário
Ela ainda destacou que a iniciativa é baseada em protocolos de Análise do Comportamento Aplicado (ABA) e visa entender as particularidades de cada indivíduo autista, levando em consideração as necessidades especificas de cada um.
COBRANÇA- A vereadora tem trabalhado também para a instalação de um local público para atendimento de crianças e adolescentes autistas. Ela e outros vereadores da Comissão de Saúde, além de um grupo técnico do município, visitaram locais com esse tipo de atendimento nas cidades de Dourados e Curitiba. “O prefeito fez o compromisso de arrumar um local e fazer um espaço na nossa cidade”, disse a vereadora.

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *