Geral

Prefeito entrega certificados de cursos e anuncia linha de crédito para empreender

O prefeito José Carlos do Pátio participou do encerramento da 1ª etapa do projeto de qualificação profissional “Reconstruindo o Futuro”, onde entregou certificados de conclusão a pelo menos 315 formandos, dos cerca de 400 inscritos.

Na verdade, o projeto desenvolvido em parceria com a Obra Kolping, conta com 1,5 mil vagas distribuídas em três etapas, com pelo menos 27 cursos de capacitação profissional que vão desde a área de alimentos, vestuário, beleza, técnicas administrativas e internet, entre outros.

Para participar dos cursos de qualificação, as pessoas precisam necessariamente serem cadastradas no CadÚnico, serem selecionadas nos CRAS – Centro de Referência em Assistência Social, e ter renda mínima familiar.

O objetivo desse programa, é oportunizar qualificação profissional e oportunidade de trabalho com inserção no mercado formal de trabalho, para incremento na renda familiar.

A Secretaria de Promoção e Assistência Social – Sempras, por intermédio dos CRAS, faz a captação e seleção das candidatos, que são encaminhadas à Obra Kolping, onde a Secretaria de Ciências Tecnologia e Inovação – SECITI por intermédio da parceria, oferece os cursos.

LINHAS DE CRÉDITO

Por outro lado, o prefeito inovou e através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico em parceria com o Banco da Gente – agência de fomento econômico e desenvolvimento social, disponibilizará uma linha de crédito no montante de R$ 1,5 milhão, para custear projetos de empreendimentos e abertura de pequenos negócios aos formandos dos cursos de capacitação realizados pela Prefeitura.

Todavia, para ter acesso ao financiamento a juros módicos, é preciso atender a algumas exigências legais, como: o candidato precisa ter o nome limpo e não constar no cadastro de negativado dos organismos de controle de crédito (SPC – SERASA etc.).

Quando apto a usufruir do financiamento e de posse do certificado, o candidato se dirige até a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde uma equipe de técnicos, fará o projeto de custeio do material necessário ao empreendimento. Os valores tomados em empréstimos, terão prazos de até 48 meses para serem quitados, com carência de seis (6) meses para o início dos pagamentos. Uma das novidades é que não há, a necessidade de fiador, desde que o mesmo tenha o nome limpo .

AGRADECIDA

As pessoas estavam muito agradecidas à Prefeitura pela ajuda e oportunidade de melhoria da qualidade de vida. Uma das formandas, a senhora Priscila Feliz, de 38 anos, divorciada e mãe de dois filhos, agradeceu ao prefeito pela oportunidade, afirmando que o curso de salgadeira que ela concluiu, acrescentou muitos conhecimentos aos que ela já possuía e, a partir dessa qualificação, ela começou a empreender na própria casa no residencial São José, iniciando um pequeno negócio, onde inclusive, já começou a gerar emprego. Priscila disse ainda que veio de Sinop há cerca de cinco anos, foi muito bem acolhida na cidade e está orgulhosa de residir aqui, onde encontrou excelente oportunidade de melhoria na sua qualidade de vida e de sua família. “Eu estou muito feliz em morar aqui e poder retribuir tudo o que a cidade me ofereceu, servindo ao povo de Rondonópolis, com o meu trabalho. Aqui somos todos uma grande família”, revelou agradecida.

A secretária da Secit, Neiva de Col, anunciou para breve o início da segunda etapa do projeto, onde pelo menos mais 500 vagas estarão disponíveis para novos candidatos (as). “É preciso que as pessoas fiquem atentas, pois em breve, anunciaremos a abertura das matrículas dos novos cursos. Com certeza pelo menos mais 500 pessoas terão a oportunidade de se qualificar e se inserir no mercado de trabalho ou criar o seu próprio negócio, melhorando a renda familiar”, explicou.

Por sua vez, o prefeito reiterou o compromisso de continuar investindo na qualificação das populações mais carentes, abrindo oportunidade de emprego e renda, e sobretudo: cidadania. “O meu governo tem focado as suas ações no desenvolvimento humano dos nossos trabalhadores. Eu tenho observado que uma das questões mais preocupantes que temos aqui, é a questão da moradia e a geração de emprego e renda. Eu não vou medir esforços para conseguir melhorar a vida da nossa gente”, garantiu.

Fonte: Gcom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *