Opinião

Poxoréu: De capital dos Diamantes ao desenvolvimento turístico.

O povoamento do município de Poxoréu teve início em junho de 1924, quando se deu a descoberta das primeiras pedras de diamantes na região. João A. Teixeira, acompanhado de mais seis garimpeiros, organizaram uma expedição à terra dos índios bororos, que habitavam a região próximo ao paralelo 16.

Em 26 de outubro de 1938, pelo Decreto nº. 206, foi criado o município de Poxoréu, o qual foi oficialmente, instalado em 1 de janeiro de 1939, tendo como primeiro administrador o interventor Luiz Coelho de Campos.

A Poxoréu de hoje segue um novo ritmo rumo ao desenvolvimento, se no passado o garimpo fez dela a “Capital dos Diamantes”, hoje sua economia está baseada na cultura da soja, algodão, numa forte bacia leiteira, e no turismo. Empresários e o próprio gestor da cidade Nelson Paim, tem sinalizado interesse em investir neste setor, a cidade conta com belíssimas cachoeiras, morrarias fantásticas, o encantador vale das tartarugas, a coleção de pedras do professor Marinho Akioshi Kaba, e o já tão decantado Morro da Mesa, enfim um patrimônio que dever ser conhecido e explorado.

Para isso é preciso investimento maciço em divulgação, melhorias do acesso aos lugares turísticos, melhoria na rede hoteleira e ainda um local apropriado para a coleção do professor Marinho. A cidade de pouco mais de 17 mil habitantes (censo de 2012, não existe informação atualizada) tem em seu calendário turístico anual o tradicional Encontro Nacional de Violeiros de Poxoréu, já consagrado como o maior e melhor do Brasil. É tradição também o Encontro de Automóveis antigos em Poxoréu, esses eventos fomentam o comércio local, o setor hoteleiro chega a cem por cento de ocupação, restaurantes dobram seus atendimentos, as ruas se enchem, moradores locais e turistas se misturam. A pujança turística da cidade é visível, nem é preciso ser expert no assunto para vislumbrar todo esse potencial.

José Carlos garcia/Da editoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *