Nacional

Política ambiental estremece apoio de evangélicos a Bolsonaro, aponta pesquisa

Levantamento mostra que 67% dos religiosos entendem que a defesa de pautas voltadas à proteção ambiental é decisiva na escolha do voto

Em meio aos desgastes do governo Jair Bolsonaro em relação às pautas do meio ambiente, o núcleo dos evangélicos, forte aliado do presidente desde a campanha, tem balançado. De acordo com uma pesquisa encomendada pela Coalizão Evangélicos pelo Clima e conduzida pela agência Purpose, 67% dos religiosos entendem que a defesa de medidas voltadas à proteção ambiental é decisiva na escolha do voto para cargo no Executivo.

O estudo ainda revelou que cerca de 43% discordam de acabar com as reservas legais de proteção ambiental, e 44% dizem que o desmatamento é a principal preocupação. Para 48% deles, “é um pecado o ser humano destruir o meio ambiente”. Os dados foram levantados com base em 2 mil entrevistas com evangélicos em todo o país.

Questionados sobre o voto nas eleições de 2018, 50% dos evangélicos disseram ter votado em Jair Bolsonaro, 21% em Fernando Haddad (PT), 22% branco/nulo e 7% não souberam responder. Em relação à avaliação do atual governo, a aprovação ainda supera o descontentamento, mas o indicador ajuda a revelar como o apoio do grupo tem diminuído. Para 32%, a gestão é regular; 41% acham boa ou ótima, e 25% dizem ser ruim ou péssima.

Recentemente, Ricardo Salles pediu demissão do cargo de ministro do Meio Ambiente – envolto em inúmeras polêmicas e ainda sob investigação. Entre as apurações de que é alvo, há denúncias relacionadas ao aumento explosivo do desmatamento e à queda brusca em multas ambientais. Além disso, Salles deixou como marca a frase “passar a boiada”, usada durante reunião ministerial, em 2020, para se referir ao desejo de desregulamentar o setor enquanto a atenção da imprensa e da sociedade estava voltada para a pandemia de coronavírus.

Metrópoles/Site Parceiro

0 thoughts on “Política ambiental estremece apoio de evangélicos a Bolsonaro, aponta pesquisa

  • Entendam de uma vez Ricardo não pediu pra sair FOI DEMITIDO e vai PRESO aguardem pra ver

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *