Autos e Motores

Passat Dacon foi símbolo de exclusividade nos anos 80

Ele traz os bancos de Porsche, além de um acabamento primoroso nas laterais e rebarbas do estofamento

A década de 80 foi única no Brasil. Marcada pela música, a volta do rock nacional, a reabertura política e, no plano automotivo, pelas importações fechadas e a necessidade de projetos especiais e exclusivos para alimentar um segmento que buscava algo especial.

A Dacon tem uma história que começou nas pistas durante a década de 60 e caminhou para a customização com projetos de muito bom gosto e estilo de sobra. Já nos anos 70, as Brasílias pintadas na cor preta e com acessórios já despertavam a atenção da molecada.

Quando o Passat foi lançado, um novo segmento se abriu. E a concessionária criou três projetos com base no modelo médio da Volkswagen: o 180 S, o 180 D e o 180 T. Na matéria de hoje falo sobre o 180 T, versão targa que buscou inspiração no exterior.

Na época, um modelo da Dacon custava o mesmo que dois Passat e o preço dessa exclusividade garantia ao comprador status instantâneo. No caso do Targa, uma modificação de carroceria era feira na parte traseira, com a instalação de um teto de lona.

O exemplar de 1980 esbanja estilo. Ele traz ainda os bancos de Porsche, extremamente confortáveis, além de um acabamento primoroso nas laterais e rebarbas do estofamento. O teto-solar também era a cereja no bolo, assim como as rodas Le Mans de 13 polegadas.

Sob o capô, o motor MD de 1,5 litro e 80 cv. Alguns recebiam uma preparação nesse ponto também, com destaque para dupla carburação ou turbo. De qualquer forma, rodar com ele traz um clima nostálgico de volta, mesclando o sucesso do Passat com um toque que o torna exclusivo até os dias de hoje. 

Renato Bellote / Fotos: Renato Bellote / Fonte: iCarros

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