Reprodução/ Além de gerar contratempo, furos de pneus podem causar gastos não programados, saiba como evitar:

Pneus são de extrema importância para a segurança de um veículo e, para evitar furos, é necessário ir além do óbvio de evitar pedras , objetos pontiagudos e buracos , uma vez que a manutenção também é importantíssima. 

Conversamos com Rafael Astolfi , gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas , para darmos dicas valiosas. 

“Os furos geralmente são provocados por objetos pontiagudos, como pregos, parafusos, pedras e vidros partidos. Não há muito o que ser feito em relação aos furos causados por objetos perfurocortantes, além da atenção para evitá-los quando possível. Manter o pneu calibrado também ajuda, pois os pneus inflados com menos quantidade de ar do que o especificado possuem menos pressão e resistência, ficando mais suscetíveis a furos.”

Além dos objetos cortantes , o desgaste faz com que o pneu fique mais sujeito a esses problemas, e o alinhamento pode ajudar a prolongar a vida útil do pneu:

“Os pneus trazem indicadores de desgaste (TWI) incorporados aos sulcos circunferenciais. Quando o desgaste da banda de rodagem atingir a marca de 1,6 mm não há mais tempo a perder e o pneu deve ser substituído, pois aumentam em muito as chances de acidentes e de ocorrência de furos. Também é importante atentar para o alinhamento, pois um veículo desalinhado pode causar desgaste anormal e desigual dos pneus, aumentando a probabilidade de furos nas partes mais gastas.”

O TWI é uma pequena elevação na banda de rodagem do pneu, cuja espessura mínima é de 1,6mm

O TWI é uma pequena elevação na banda de rodagem do pneu, cuja espessura mínima é de 1,6mm

Então, fica aqui o alerta: Não invente na hora dos pneus, utilize apenas as medidas recomendadas no manual do proprietário e tome cuidado ao calibrar. São instruções simples, pois no manual já está descrita a pressão ideal dos pneus. 

iG Carros