Opinião

O papel do líder na motivação da equipe

Por Wanderley Costa 

Motivação no ambiente de trabalho é uma das ferramentas mais eficazes para o sucesso dos negócios. Aqui, vale lembrar que a prosperidade de uma empresa é consequência de diversos fatores. Porém, quando os resultados desejados demoram para serem alcançados, isso pode ser um sinal de que a equipe não se sente encorajada pelo líder.

Em uma pesquisa realizada pela consultoria Robert Half, os entrevistados que relataram estar infelizes no trabalho apontaram a falta de motivação como principal causa. Por isso, não basta cuidar do pipeline e de todos os processos e ações que fazem o produto ou o serviço oferecido ter um resultado de vendas satisfatório, é preciso priorizar, da mesma forma, o bem estar dos colaboradores.

Equivale a dizer que todos, sem exceção, são beneficiados por um ambiente de trabalho saudável e que inspire confiança, a começar pela organização. Essa cultura reflete na qualidade dos serviços e na imagem da marca. Acima de tudo, os gestores deveriam colocar em prática a máxima do escritor americano Stephen Covey: “trate sempre os seus funcionários exatamente como quer que eles tratem os seus melhores clientes”. A frase faz total sentido especialmente porque são os colaboradores que estão na linha de frente do negócio, lidando diariamente com as demandas dos consumidores. Nesse sentido, o bem estar físico, emocional e mental da equipe deve ser cultivado como um hábito. Por conseguinte, a visão dos colaboradores sobre a companhia também se torna mais positiva.

A mesma pesquisa também identificou que 79% dos entrevistados estão felizes com suas ocupações. Os principais motivos são: gostar muito da profissão escolhida, encontrar equilíbrio entre vida pessoal e profissional, ser tratado com igualdade e respeito, ter orgulho da organização da qual faz parte e sentir-se realizado no trabalho. Parecem razões bastante pessoais, guiadas por preferências. Mas, na realidade, todas elas são impulsionadas por uma liderança que coloca em prática estratégias de motivação.

Portanto, como incentivar seu time? O primeiro passo é compartilhar seus objetivos. Quando os colaboradores sabem onde você deseja chegar e quais metas precisa atingir, naturalmente todos passam a trabalhar em torno de um objetivo comum, o que dá mais sentido ao trabalho. Quando os colaboradores consideram o propósito da empresa significativo, os resultados tendem a ser mais exitosos. Vale lembrar, porém, que o “propósito não nasce pronto, ele emerge”, conforme bem pontuado pelo empresário Rony Meisler. Ou seja, é preciso um olhar atento das lideranças para os valores da empresa, porque é a partir deles que será definido seu propósito.

Além disso, para criar estratégias coerentes, é importante desenvolver uma cultura de fatos e dados, que promove ênfase nos resultados. Afinal, com mais indicadores e métricas, os colaboradores passam a monitorar os números da empresa e desejar o seu progresso. Mas não só: também começam a entender e se comprometer mais com os objetivos estabelecidos.

Igualmente importante é estabelecer uma boa comunicação. Encorajar os colaboradores significa escutar também o que eles têm a dizer. E neste ponto, é preciso ser claro: dar feedbacks é imprescindível para a melhoria de qualquer negócio. E essa prática deve ser exercitada em todos os momentos, incluindo os de crise. Portanto, ouvir significa valorizar as perspectivas de todos. Grandes ideias surgem, em geral, quando o líder está aberto a receber opiniões e sugestões.

Encorajar o trabalho em equipe é um pilar fundamental para motivar as pessoas. As habilidades individuais são complementadas e o engajamento dos colaboradores se torna mais forte. Lembre-se que a sensação de pertencimento é criada quando todos se sentem parte do time que integram. Para isso, vale promover atividades e conversas que possibilitem um feedback dos líderes e que os colaboradores se conheçam melhor e possam, assim, produzirem melhor juntos. E estas ações dependem muito mais de pensar fora da caixa do que de recursos financeiros. Afinal, é possível implementar boas estratégias utilizando as redes sociais, criando momentos onde o presidente da companhia interage com colaboradores em uma agradável troca ideias ou até mesmo viagens para atender distribuidores e parceiros in loco. Enfim, o céu é o limite e é preciso que as lideranças estejam engajadas em ter uma real proximidade com sua equipe, criando oportunidades onde o capital humano é valorizado em sua totalidade.

Manter um ambiente saudável, assim, tem impacto direto no engajamento, na criatividade e no desempenho dos colaboradores. Por isso, o ideal é que o local do trabalho seja agradável e convidativo. As pessoas vão se sentir mais à vontade para passar boa parte dos dias naquele lugar. Fatores como privacidade, ruídos, qualidade do ar, iluminação e áreas mais descontraídas, como um espaço de café, são ótimos para ajudar a reduzir o stress e estimular a todos.

A motivação também deve ocorrer após as ações serem realizadas. Isso porque reconhecer os feitos dos colaboradores contribui para o bom resultado final. É que parabenizar e exaltar uma conquista mostra que o líder aprecia e valoriza o que foi feito. Além disso, essa postura não deve ser adotada apenas quando conquistas acontecem. O feedback ao longo dos semestres é importante, pois também direciona e ajusta ações que não estão de acordo com os valores da companhia ou com os objetivos da equipe.

Por fim, oferecer oportunidades de crescimento dentro da organização tem imenso impacto positivo, sendo um investimento e tanto para a empresa. Além da satisfação de ser notado e bem avaliado, o colaborador vai se deparar com novos desafios e isso vai ser gratificante e recompensador. Do lado da empresa, ela vai receber, como retorno, um time de profissionais cada vez mais engajado e comprometido. Resultado: a força de trabalho vai ficar mais estável, pois a equipe vai se sentir estimulada a permanecer no negócio.

 

Wanderley Costa é diretor comercial e de operações da S.I.N Implant System, uma das líderes mundiais na fabricação de implantes dentários, com sede localizada em São Paulo (SP), está presente em 22 países. É reconhecida no mercado por agregar valor e conhecimento à comunidade odontológica, por meio de cursos de formação, palestras e workshops, além do apoio a pesquisas científicas. 

 

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