Variedades

Mateus, autista e pintor

Mateus vive em um universo colorido e só dele, recheado de cores vibrantes, muita energia e sensibilidade. Mateus tem três anos de idade e é autista. Ele vive com a mãe na cidade de Campina Grande, na Paraíba. Maria Eduarda, falou como a arte mudou a vida do Mateus e da família.

Quando receberam o diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista aos 2 anos e 7 meses de vida do Mateus ficamos atônitos, então começamos uma busca intensa por profissionais e tratamentos para que nosso filho pudesse evoluir dentro das especificidades características do autismo. Foi por meio da Terapia Ocupacional que Duda começou a pintar com o filho.

Fomos motivados pela nossa terapeuta a iniciar atividades com tinta de dedo no papel, mas ele não gostava de se sujar, foi quando tive a ideia de oferecer à ele alguns materiais, uma tela alguns pincéis e tintas.“Fiquei observando de longe e identifiquei uma relação diferente dele com a tela, então  comecei a incorporar essa atividade como uma terapia, um momento meu e dele”, relata.

Começava ali, uma nova realidade na vida de Mateus.

Por meio da tela, Mateus tentava se conectar com o mundocom as pessoas e com ele próprio. Nessa época ele ainda não falava, com o tempo percebi que ele tentava falar o nome das cores e fiquei muito emocionada, relembra a mãe.

A terapia deu lugar na verdade a um grande prazer e novo alento na vida do Mateus e da família. Como toda criança, Mateus pinta o ‘sete’, é bastante ativo, mas é mesmo nas tintas que ele derrama sua energia.

Aos pouco os quadros vão tomando forma, Duda conta que ele começa desenhando pequenos objetos, desde animais a personagens de desenhos preferidos, depois as ideias vão enchendo a tela, de modo que não sobra nenhum centímetro incolor.

 

 

Fonte: Razões para acreditar

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *