Variedades

Já nasceram 122 Linces Ibéricos, em dez anos no Centro Nacional de Reprodução de Lince Ibérico em Portugal

Lynx pardinus é o nome científico do Lince-ibérico, um belo animal que apresenta muitas características típicas dos linces, como orelhas peludas, pernas longas, cauda curta e um colar de pelo que se assemelha a uma barba e sua cor predominante e o castanho-amarelada com manchas. O pelo também é mais curto que o de outros linces, que vivem em regiões mais frias.

A cabeça e o corpo medem entre 85 a 110 centímetros, com a pequena cauda a acrescentar um comprimento adicional de 12 a 30 centímetros. O lince-ibérico é um caçador nato especializado, tem uma grande capacidade de capturar e matar pequenas presas.

O lince-ibérico, como todos os felinos tem as pupilas verticais e uma visão excelente, especialmente quando há pouca visibilidade, têm reflexos apurados e bigodes que fornecem dados táteis e as orelhas lhes proporcionam uma excelente audição. A maioria dos felinos são solitários e silenciosos.

No Centro Nacional de Reprodução do Lince-ibérico (CNRLI) em Silves distrito de Faro em Portugal, desde a chegada do primeiro exemplar, há 10 anos, já nasceram 122 desses animais, que se adaptaram bem ao manuseio e ao lugar.

Fonte National Geographic/redação

Foto: Carlos Nunes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *