Geral

IFMT São Vicente: uma oportunidade para toda a vida

Toda história profissional tem um começo, e este foi o meu. Abril foi um mês que me trouxe muitas lembranças. Memórias afetivas de uma fase muito especial na minha vida: como estudante da antiga Escola Agrotécnica de São Vicente, hoje o Instituto Federal de Mato Grosso, que completou 80 anos no dia 14 de abril.

Oito décadas da maior Escola Agrícola do Brasil, que já formou mais de 13 mil técnicos agrícolas, entre eles, eu. Três anos na unidade me formaram não apenas profissionalmente, mas na construção de valores, princípios e como ser humano, sendo um divisor de águas na minha vida e da minha família.

O campus São Vicente foi criado em 1943 dentro de uma proposta do Governo Federal de ocupação do oeste brasileiro no programa “Marcha para o Oeste”, do governo Getúlio Vargas. Com uma visão empreendedora, já naquela época, o instituto seguiu e segue inspirando muitas pessoas que se tornaram e se tornarão profissionais liberais do setor, empresários do agronegócio, líderes políticos e defensores da agropecuária brasileira.

As celebrações como a Sessão Especial na Assembleia Legislativa de Mato Grosso e o reencontro de ex-alunos na sede da escola, foram momentos de voltar às raízes, rever professores, amigos e colegas. Recebemos homenagens e pudemos homenagear aqueles que tanto se dedicam ao Ensino Técnico em nosso país.

Atualmente, em Mato Grosso, são 19 campi do IFMT e na perspectiva que adquiri atuando na política pública, entendo o quanto é necessário aprofundarmos nas discussões sobre a importância que escolas como esta têm na vida de milhares de jovens e suas famílias.

Tantos anos depois, olhar para trás e relembrar tudo o que vivi, aprendi, absorvi e coloquei em prática, traz um sentimento imenso de gratidão. Depois de finalizado o período de internato em São Vicente, já comecei a atuar como técnico agrícola, prestando assistência às propriedades rurais da região e depois atendendo em balcão de loja agropecuária, sempre usando o conhecimento lá adquirido.

Hoje me sinto realizado como empreendedor, com um grupo de empresas no setor agropecuário com 16 anos no mercado, podendo oportunizar a muitos jovens talentos a chance de ingressar no mercado de trabalho nesta área que é mola propulsora do nosso Mato Grosso e do Brasil e também como vice-prefeito de uma das cidades mais representativas do agronegócio brasileiro, com o foco em promover um ecossistema cada vez mais favorável, especialmente para o Agronegócio.

Este relato é uma forma não só de agradecer, mas de expressar meu entusiasmo com todas as portas que se abriram para mim a partir dessa vivência e, através deste exemplo, mostrar que podem ser também abertas a tantos jovens mato-grossenses que só precisam de uma OPORTUNIDADE para se formarem como profissionais e cidadãos para retribuir à sociedade tudo o que aprenderem.

Dessa forma, expresso aqui todo o meu apoio à Educação Técnica vocacionada no Brasil. Sou e serei sempre um soldado dessa nobre causa.

 

AYLON ARRUDA é empresário, técnico em agropecuária, administrador e vice-prefeito de Rondonópolis.

KAROL GARCIA 
(66) 99981 5158

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *