Roteiros

Horto Florestal um espaço para o lazer e prática de esportes da população

 

O parque é bastante frequentado pelos moradores da cidade, mas há aqueles que não sabem como foi a formação desta reserva

O Horto Florestal de Rondonópolis se tornou um bom lugar para a prática de esportes aqui na cidade. A população aproveita o espaço para caminhar e até praticar corridas. Mas, muitos que frequentam o local talvez não saibam a origem daquela reserva. Por isso, procuramos descobrir como se deu a criação deste espaço ecológico.

De acordo com o senhor e pioneiro do município, Julio Dias Goulart, a área onde hoje é o Horto foi um local que ficou reservado para se tonar um bosque. Quando ele veio para cá em 1953, a fim de trabalhar nas terras de seu pai, Francisco de Paula Goulart, gostou do espaço e pensou em preservá-lo para o futuro.

Carlos Gomes Bezerra era amigo de Julio Goulart. E na primeira administração como prefeito no ano de 1983, Bezerra pediu para Julio o terreno do Horto. O gestor da época autorizou a prefeitura a providenciar a transferência, porém com a condição era de que tudo ali fosse mantido. Nesta época a área tinha cerca de 11 hectares.

Na administração do prefeito, Rogério Salles, foi repassado mais cerca de 0,8 hectares e na primeira gestão do atual prefeito, Percival Muniz, transferiu-se mais três hectares. Ainda segundo Julio Goulart, o nome do Horto Florestal homenageia sua mãe, Izabel Dias Goulart.

Opinião de quem frequenta o Horto Florestal

O técnico em agropecuária Wolmer Rezende, disse que a trilha de dentro do parque florestal possui cerca de 2.700 metros, enquanto que a pista do lado de fora tem o comprimento de cerca de 1.700 metros, ele ressaltou que gosta de praticar esportes no Horto Florestal, por ser um local seguro.

“O Horto é um lugar legal. Porém, eu acredito que o local deveria receber uma divulgação melhor. Eu acho que poderia se promover mais eventos como corridas ou passeios de estudantes realizados pelas escolas

Fonte: Site GazetaMT/seubairrohoje

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *