Variedades

HISTÓRIA: Noel Paulino, deixou um legado e fez escola na rádiocomunicação de Rondonópilis

Noel Paulino de Almeida, natural de Carlópolis uma cidadezinha do interior do Paraná. Noel Paulino, contraiu matrimõnio com Maria de Lurdes Endres de Almeida (Mari), em 26/05/1973 na cidade de Palotina PR, dessa união nasceram seus três filhos: Kelly cristine, Kleber Paulino e Ricardo Leon. Noel Paulino foi criado no Rio de Janeiro onde se formou em radialismo.

Veio para Rondonópolis em novembro de 1976 como representante da Metalúrgica Artes Ferro Real. Quando a Metalúgica fehou, ele ficou aqui para cumprir os compromissos assumidos. Aqui ele conheceu o maestro Marinho Franco, que ficou sabendo que ele tocava clarinete, seu Marinho o convidava para participar dos ensaios da banda, e foi através do maestro Marinho que ele conheceu os radialistas J.Barreto e Clóvis Roberto.

Noel trabalhou na pioneira Rádio Branniff e também na TV Manchete. Na Rádio Braniff, ele apresentou um programa sertanejo chamado “Rancho do Mané Feio” e também integrou a equipe esportiva daquela emissora.

Em 17 de abril de 1979 se transferiu para a Rádio Clube de Rondonópolis, que operava nas ondas tropicais em caráter experimental. Ele se orgulhava em dizer que foi o primeiro locutor da emissora, Nesse fase experimental da Rádio, ele conclamava os ouvintes a informar de onde estava sintonizando a emissora. “Entrem em contato conosco por carta ou telefone, queremos saber quantos somos e até onde vamos”.

Nos anos 80 ele foi o primeiro apresentador de televisão do interior a ter um programa televisivo na capital do estado.

Pelas mãos do Saudoso Noel Paulino passaram quase todos artista da cidade, Trio Araguaia, Trio Continental, e tantos outros, Teve a dupla “Bang e Bob”, que ganhou um festival comandado por ele no Canal 8 em Cuiabá e recebeu um carro zero quilômetro como prêmio.

Nessa época TVCA, estava fazendo uma campanha para arrecadar fundos para o tratamento de um garoto chamado Sandro Lúcio, que era portador de Leucemia, a imprensa do estado deu toda cobertura e o caso ficou muito conhecido. O cantor Manoel Rocha da Silva, que integrava a dupla Papagaio e Periquito, tinha se separado e estava tentando carreira solo. mas não havia escolhido um nome artístico. Noel disse em uma entrevista concedida ao jornalista Airton Lima, que não sabia quem deu a ideia para o cantor Manoel adotar o nome Sandro Lúcio, mas sei que foi por essa razão que ele adotou o nome. Sandro Lúcio, foi a principal estrela que passou por minhas mãos.

Sebastião de Assis também radialista e compadre do cantor Manoel,da dupla recém desfeita, empenhado em ajudar a escolher um nome que fosse popular e que agradaçe a mídia e os fãs, sugeriu que ele adotase o nome Lúcio, no que, o cantor respondeu Sando Lúcio, (em homenagem ao garoto doente) e assim foi batizado o mais respeitado e conhecido cantor rondonopolitano

Noel Paulino trabalhou como Secretário de Imprensa da Câmara Municipal de Rondonópolis no ano de 1992, e também foi o apresentador oficial da Exposul por mais de 10 anos.

Trabalhou ainda por outros 10 anos na Slaviero, concessionária Ford  em Rondonópolis. Em 2004 assumiu a gerência de educação para trânsito no Detran Mato Grosso e ficou responsável por 23 municípios. Ficando nessa funçãopor mais ou menos 11 anos.

Noel Paulino,fez escola no rádio rondonopolita,e deixou um imenso legado para a  comunicação local, antes de cada comercial ele bradava “Vamos defender o leitinho das crianças e o mézinho do coroa” e finalizando os programas ele dizia “Se eu acordar amanhã Deus estará comigo, se eu não acordar é porque eu estarei com Ele” até amanhã gente boa da nossa terra”. Noel Paulino faleceu em 28 de janeiro de 2017.

Da redação

Fotos: Arquivo da família.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *