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FZ-Z 150, a Yamaha que não virá para o Brasil

O design é seu diferencial. Cheio de identidade, provoca a reação ‘ame ou odeie’

Tem uma nova Yamaha 150 na área, mas não na nossa. A japonesa apresentou nesta semana a FZ-X, motocicleta que leva a proposta neo-retro para a baixa cilindrada, com muito estilo e um inédito pacote eletrônico.

Assim, a nova Yamaha 150 conta com lanterna e farol em LED (e com direito a indicador de posição diúrna, o DLR), conectividade com smartphone via bluetooth e freio ABS assinado pela Bosch. A qualidade do projeto segue também, claro, no motor. Com arrefecimento a líquido, a pequena usina de 149 cm³ gera 12,4 cv e promete um rodar suave, sem trancos ou vibrações.

Preço da nova Yamaha 150

A novidade está prestes a chegar a alguns países asiáticos, como a Índia, e deve ir a outros mercados em breve. Entre eles está a Colômbia, forte candidata a receber a nova Yamaha 150.

Já ao Brasil não há qualquer previsão de chegada do modelo. Na Índia, seu preço sugerido parte das 1,16,800 rúpias – o equivalente a praticamente R$ 7.990.

Como é a FZ-X, nova Yamaha 150

O modelo tem como base a FZ 150, mas adota proposta diferente. Enquanto a versão incial é uma autêntica street, a X aposta suas fichas no visual neo-retro para cativar possíveis clientes. Assim, alia a modernidade do já conhecido produto a um novo visual.

Seu design lembra a linha XSR (que, por sinal, também tem motos de baixa cilindrada), mas segue outro caminho. Ao invés do puro saudosismo com doses de inevitável tecnologia, tem certa ousadia ao adotar elementos e formas mais agressivos, quase desarmônicos.

escolha de cores também ocorreu cuidadosamente para criar impacto – um das opções, por exemplo, tem assento laranja e tanque em azul escuro. Assim, diversos elementos acabam por chamar a atenção, sobretudo o assento, a alça do garupa, as desnecessárias aletas laterais e, claro, o farol com DLR em LED.

Uma 150 com tecnologia

Nós já falamos sobre o uso de LED no farol e lanterna, assim como na adoção de ABS – infelizmente, apenas de um canal. Há, ainda, painel de instrumentos em LCD. Porém, é na conectividade que está o diferencial desta Yamaha 150, levando um toque premium à baixa cilindrada.

Nível de carga da bateria, troca de óleo, consumo de combustível e muitas outras informações estão disponíveis na palma da mão do piloto

A motocicleta é conectada com o smarthone através do bluetooth e de um aplicativo da própria fabricante. Assim, exibe notificações no painel e possui recursos como localizador de estacionamento. Há, ainda, funções de computador de bordo, informando sobre o consumo, carga da bateria, lembretes de serviço, rotações do motor e taxa de abertura do acelerador, entre outras funções.

Motor arrefecido a líquido

O coração da FZ-X é o mesmo da sua irmã, digamos, de visual mais convencional. Trata-se de um monocilíndrico, de 149 cm³, arrefecido a líquido e que gera 12,5 cv a 7.250 rpm e 1.35 kg.m de torque a 5.500 rpm. Com algumas peças de metal a mais, a neo-retro acaba sendo um pouco mais pesada. Assim, marca 139 kg na balança.

Motor arrefecido a líquido de 149 cm³ gera 12,5 cv e 1.35 kg.m de torque, prometendo um funcionamento suave e com baixa vibração

Nos mercados onde lá foi confirmada, estará disponível em três cores. São as Metallic Blue (azul metálico), Matt Copper (cobre) and Matt Black (preto fosco).

 

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