Geral

Futebol: O dia que Garrincha jogou no Luthero Lopes.

 

Da esquerda para a direita: Dinho – Pretinho – Garrincha – Pedro Paulo e Maurilio Foto de 1968

A história do futebol amador de Rondonópolis deve ser contada aos poucos, vamos tentar escrever fatos de uma época em que os grandes times do futebol local como Batidinha, Olaria, Vila Aurora, Santos, Paraibana e Comercial. Eles arrastavam multidões ao estádio Luthero Lopes, quando se enfrentavam em campeonatos e até mesmo em partidas amistosas, as torcidas davam um colorido especial e levava alegria nas tardes de domingo ao estádio.

Em 1968, a Sociedade Esportiva Olaria, vinha fazendo uma campanha com 32 partidas invictas. No jogo entre Olaria X Santos perdeu a invencibilidade por um gol de falta marcado por Mané Garrincha que estava de passagem por Rondonópolis e defendeu as cores do Santos naquela partida, numa repetição do gol marcado por ele na Copa do Mundo de 1966, disputada na Inglaterra.

Em pé: Turinga – Gato – Silvão – César – Binão – Iamber – Betão – Mario – Pedro Paulo – e Gesi. Agachados: Tig – Clocy – Celso – Tinô – Humberto – Zinho – Jota Alves – Cai Cai – Delvi e Zé Galinha.

Vale lembrar que Manuel Francisco dos Santos, ou simplesmente Garrincha foi um jogador que se notabilizou por seus dribles desconcertantes, ele é considerado por muitos o mais célebre ponta-direita da história do futebol brasileiro, esteve de passagem por nossa cidade, onde ficou por quatro dias e participou da partida que tirou a invencibilidade do Olaria, que era considerado o melhor time de futebol amador de Mato Grosso.

Um desentendimento interno na Liga esportiva de Rondonópolis e o desejo de fundar um time profissional na cidade, foram decisivos na formação do União Esporte Clube, que em 6 de junho de 1973 da junção dos times amadores, Santos, Paraibana, Comercial e Olaria, surgiu então o Glorioso União Esporte Clube, primeiro time de futebol profissional da cidade de Rondonópolis.   

Da redação/José Carlos Gracia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *