Geral

EXPOSUL 2023 – Comissão organizadora da 35ª Cavalgada se reúne com representantes das comitivas para alinhar boas práticas

A comissão organizadora da 35ª edição da Cavalgada que abre oficialmente a Exposul, se reuniu nesta terça-feira (06), com representantes de parte das comitivas que tradicionalmente participam do evento. O objetivo da reunião era alinhar e ajustar alguns detalhes para a realização da cavalgada, principalmente no que tange a sanidade animal e a boas práticas de manejo de cavalos e bois.
O médico veterinário responsável pela Cavalgada, Neurivaldo Júnior, destaca que este tipo de encontro para alinhamento com os responsáveis pelos maiores grupos cavaleiros e amazonas, auxilia na organização e no objetivo de sempre focar no zelo com os animais, que são as estrelas do evento. “Nós estamos sempre buscando melhorar a questão do bem-estar animal e da sanidade. O trajeto também é um assunto que discutimos, pois, este ano queremos mudar alguns pontos que observamos no ano passado, a ideia é eliminar algumas subidas do trajeto e nossa intenção é finalizar a cavalgada no parque de exposições pensando no bem-estar dos bovinos e equinos, bem como dos participantes com uma área de descanso bem arborizada com muito sombreado para os animais e onde instalaremos vários pontos de água como bebedouros”, disse.
O organizador da comitiva rondonopolitana “Máfia do Boi”, Juliano Moreira, explica que o grupo já tem 10 anos de cavalgada e é uma comitiva genuinamente rondonopolitana, onde representa a cidade em diversas cavalgadas na região. Ele projeta que este ano, a “Máfia do Boi” deve se apresentar com cerca de 140 animais entre bois e cavalos. “O ponto principal que observamos de muito positivo foi o local de chegada da cavalgada, a organização nos repassou que teremos muitos pontos estratégicos de água, onde poderemos oferecer muito conforto para os animais por conta de ser um ambiente com muitas árvores e de sombra, uma qualidade melhor para eles terem algumas horas para descansar e se alimentarem após realizarem o percurso, sem aquela pressa para embarcar os animais sem o devido descanso”, explicou.
Outros pontos tratados na reunião, como trajeto a ser percorrido e distância da Cavalgada ainda estão em fase de avaliação e ajustes ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado com Juizado Volante Ambiental (Juvam) de Rondonópolis.

Cairo Lustoza assessoria de comunicação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *