Opinião

EDITORIAL: VOCÊ ESTÁ PRONTO PARA VIVER NO FUTURO?

Em 1998 a Kodak tinha 178 mil funcionários diretos em suas fabricas e lojas ao redor do mundo, gerava mais que o dobro de empregos indiretos. Você poderia imaginar que três ou quatro anos depois, poucas pessoas iriam registrar suas fotos em filmes e revê-las em papel? Foi isso que aconteceu, as câmaras digitais foram inventadas em 1975, mas só avançou no mercado de 2003 em diante, a maior empresa do ramo fotográfico foi a falência em poucos anos. Outras tecnologias só se firmaram depois de vários anos e muito aperfeiçoamento, Isto sempre aconteceu com tecnologias exponenciais, até se tornarem conhecidas e passar a fazer parte do nosso cotidiano, acontecerá também no campo da inteligência artificial, saúde, veículos elétricos e autônomos que está sendo implantada e ainda são pouco conhecidas.

Os aparelhos de computadores estão cada vez mais potentes, impressoras 3D estão cada dia maiores e mais rápidas, produzindo com qualidade, peças complexas. Empresas que pesquisam e trabalham com cibernética estão avançando rapidamente em todos os setores. Nos próximos dez anos, você fara um diagnóstico completo de saúde sem precisar ir ao médico, será tudo via celular, cada família terá em casa aparelhos que farão a leitura da retina, exames sanguíneos em aparelhos parecidos com bafômetros, o especialista poderá ter uma visão geral do organismo humano, como pressão arterial, funcionamento dos pulmões e todos os órgãos internos do seu corpo.

As montadoras de automóveis construirão carros cada vez mais sofisticados que serão verdadeiros computadores sobre rodas, autônomos e auto dirigíveis, esses veículos já estão em fase adiantadas e em testes em vários países do mundo. Em 2030 mais de oitenta por cento deles, vão ser movidos a eletricidade. Quase todos os imóveis produzirão energia a partir de placa solar para seu próprio consumo, (as distribuidoras nos moldes que conhecemos estarão operando com menos de 80% de suas atividades atual), todos armazenarão a água da chuva para regar seus jardins e lavar as dependências de uso comum.

 Hoje já é possível imprimir em casa calçados perfeitos, basta scanear seu pé que uma impressora 3D doméstica fara o resto, já foram impressos vários automóveis ao redor do mundo, no Japão até um edifício de seis andares foi construído com uma impressora 3D gigante. Provavelmente na década de 30, metade de tudo que for construído será feito em uma impressora.

 Na agricultura estão sendo aplicados grandes investimentos em pesquisas e brevemente o campo será robotizado, Drones farão todo o serviço de supervisão da propriedade, robôs farão o resto dos serviços, os proprietários da terra apenas gerenciarão seus negócios, ciberneticamente de dentro dos seus escritórios. O agronegócio, que é o grande gerador de proteínas, vai dividir esse mercado com a proteína de insetos, que serão produzidos em grandes laboratórios, manipuladas e encapsuladas, para chegarem aos mercados, de início sofrerá resistência por parte do consumidor, que aos poucos acostumará com este novo tipo de alimento. Nos próximos anos os detectores de mentira, será um aplicativo infalível, pois vai ler as expressões faciais, do entrevistado, e será muito usado em debates políticos, pela polícia e também pelos veículos de comunicação de massa.

 

A moeda virtual como bticões e outras, serão usadas por todos e os países e terão via de regra que fazer reservas padrão dessas moedas. Atualmente a expectativa de vida é de setenta e cinco anos em média, essa expectativa tende a aumentar a cada ano que passa, a tendência é até dois mil e trinta seja de um ano a cada ano vivido. Você está pronto para viver no futuro?

Da editoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *