Opinião

EDITORIAL: População descumpre lei de isolamento. Casos de Covid-19 tem aumento significativo em Rondonópolis

A Secretaria Municipal de Saúde, tem divulgado boletins diários sobre a evolução da Covid-19 (coronavírus) em Rondonópolis. Quem está acompanhando estes boletins, certamente observou que ele aponta para maior e subindo diariamente, esta escala ascendente é que tem preocupado as autoridades de saúde, não só do município, mas do Brasil inteiro.

A grande preocupação, não é com quem vai ficar doente e sim com quantos. Pois nem o munícipio, nem o estado e muito menos o país estão preparados para um surto da Covid-19. Em Mato Grosso, temos um déficit de 757 leitos de UTI’s.

Os números assustam e tem Aumentado diariamente  até aqui a situação está sob  controle, com um crescimento dentro do esperado pelas autoridades de saúde, especialmente da nossa cidade. Mesmo com aumento gradativo, que ontem chegou a 29 casos confirmados.

 Sob forte pressão por parte de classes empresariais, o prefeito José Carlos Junqueira está avaliando um afrouxamento no decreto municipal 9.443, editado em 31 de março/2020.

 

Que liberou o funcionamento de diversas atividades empresariais, e que foi prorrogado por mais dois dias, também ficam valendo as restrições já estabelecidas, como a proibição de aglomerações e funcionamento de escolas continuam, entre outras.

Restrições estas desobedecidas por grande parte da população, que continuam se aglomerando e circulando sem a devida proteção (máscaras).

Ontem, foi baixado um novo decreto estabelecendo novas snações aos infratores, mas de que adianta leis e decretos para um povo que é useiro e vezeiro em burlar e descumprir as leis, aplicar as sanções é tarefa impossível, por falta de fiscais e pessoal preparado, para enfrentar situações de flagrante descumprimento da lei.

Da editoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *