Opinião

EDITORIAL: Escócia pretende atingir 100% no uso de energia renovável ainda este ano

O país está no caminho certo e pretende usar 100% de suas fontes de energia renovável ainda este ano. Até o mês de novembro isso deve acontecer, quando o país sediará os debates internacionais da ONU sobre o clima.  

Com base em dados apontados em 2018, a Escócia utilizou energia renovável em 76% de todo o consumo de eletricidade no país. Este percentual continua crescendo e chegará a 100% antes do mês de novembro.

O interesse no uso de fontes renováveis é meta dos dirigentes, porque a Escócia pretende abandonar por completo o uso de combustíveis fósseis. A última usina de carvão escocesa foi fechada em 2016.

O país tem substituído toda energia poluente por renováveis, no ano passado as turbinas eólicas da Escócia forneceram energia o bastante para abastecer todas as residências do país, além de milhões de casas no norte da Inglaterra de acordo com o WWF escocês. 

O maior produtor de energia eólica em funcionamento é o campo de Beatrice, capaz de gerar energia suficiente para 450 mil residências. O país se prepara para a construção de mais um parque eólico Seagreen, quando começar a operar em 2022, ele sozinho, será capaz de abastecer um milhão de residências.

Como explica Roseanna Cunningham, secretária de Meio Ambiente do país, ao contrário de outras nações, o governo escocês não planeja usar compensações de carbono.

Ainda há um grande trabalho a ser feito para que o país consiga zerar suas emissões líquidas. O transporte e a agricultura, são problemas que ainda precisam ser resolvidos. Mesmo assim, a Escócia está muito à frente de todos os outros países e servirá como exemplo durante as negociações climáticas que acontecerão no país em novembro.

Da editoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *