Opinião

EDITORIAL: CUIDADO COM O FAKE NEWS.

Com o advento da internet e a implantação das redes sociais como o Facebook, instagran e wathsapp, fez as pessoas mudarem seus hábitos cotidianos e a se aventurarem pelo mundo virtual. O que era apenas uma inofensiva conversa de vizinhos, nas redes sociais, se avolumam e ganham o mundo, por isso temos que tomar cuidado especial ao replicar um texto que circula nas redes, muitos boatos (fake news) tem levado alguns casos ao extremo e até a morte de pessoas inocentes, exemplo: Fabiane Maria de Jesus foi morta brutalmente por vizinhos após ser acusada de magia negra em Guarujá (SP); Motivada por notícia falsa que estava circulando em rede social, a Fabiane foi confundida e agredida até a morte por internautas que se deixaram levar por uma mentira virtual e terminaram fazendo mais uma vítima inocente.

Entre 2014 e 2017, circulou como notícia verídica que a rede de lojas HAVAN, pertenciam a presidente Dilma Roussef, quando começou a campanha eleitorais em 2018, apareceu o verdadeiro dono da rede, Luciano Hang. A maior fazenda do Brasil era do Lulinha, com mais de 500.000 mil hectares e mais de cinquenta quilômetros de extensão de uma divisa a outra, essa talvez tenha sido a mentira mais vista e compartilhado dos últimos tempos, foi motivo de acirradas discussões entre esquerda e direita. Basta uma rápida consulta ao professor Google, para tirar qualquer dúvida, ao pesquisar o tamanho da maior fazenda do Brasil, apareceu a Fazenda Piratininga como a maior do país, com seus 130,515 hectares, e que pertencia à época ao empresário Wagner Canhedo, dono da massa falida da VASP Viação Aérea São Paulo.

Esses fatos mostram, quanto é inconsistente certas publicações que viralisaram por ai, disseminadas por interesses de grupos e até por internautas desavisados que não se informam antes de replicar assunto o que tem causado danos a pessoas e ao patrimônio, e pode ser enquadrado e responsabilidade penal.

Nas eleições de 2018, foram montados comitês virtuais só para espalhar mentiras contra esse ou aquele candidato, acirrando os ânimos entre eleitores de esquerda e de direita, transformando as redes sociais em verdadeiros campos de batalhas com direito a ofensas pessoais e xingamentos dos mais baixos calões, muitos não pouparam nem a própria mãe dos que não compartilhavam dos mesmos ideais, baixando o nível à zero com ofensas e desaforos pessoais.

Este artigo foi escrito com intuito de levantar uma bandeira em defesa da verdade. Internautas, busquem compartilhar notícias verdadeira, consultem a fonte antes de compartilhar qualquer informação nas redes sociais, com a sua ajuda a verdade prevalecerá.

 

 



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *