Política

EDITORIAL: Consumidores precisam dar apoio à CPI nas redes sociais

O aumento abusivo que vem ocorrendo mensalmente na conta de energia dos consumidores, tem gerado revolta e descontentamento, isso provocou um movimento nas redes sociais, onde internautas mostravam e discutiam itens cobrados, e a famigerada composição de consumo, onde aparecem serviço de distribuição de energia X valor, logo abaixo vem, compra de energia, mais tanto, Serviços de transmissão mais Y, Encargos setoriais? Impostos diretos e encargos, mais tanto, outros serviços? Todas elas descriminadas de forma que gera o entendimento de bitributação e cobrança indevida. Sem contar no aumento abusivo do valor pago pela energia consumida.

A Assembleia Legislativa do Estado, comprou a briga em defesa dos consumidores e convocou uma CPI, para investigar se de fato A ANERGISA, Concessionária e Distribuidora de Energia no estado, está ou não abusando na cobrança.

Nesse caso deveria convocar também, representantes da ANEEL Agência Nacional de Energia Elétrica, para também explicar o motivo da sua ausência quanto a fiscalização, já que ela é quem regulamenta o setor.

O deputado Wilson Santos (PSDB) apresentou uma indicação, propondo redução na alíquota do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços) que é cobrado sobre a fatura de energia. Nessa proposta, a redução de 17% para 12% aos pequenos consumidores de até 250 Kwh e de 25% para 17% aos consomem entre 251 até 500 kwh. A ideia é reduzir os efeitos dos reajustes autorizados nos últimos meses. De fato ajuda muito num primeiro momento, mas é preciso ir até o cerne dessa questão. Os consumidores de energia elétrica há muito estão pagando indevidamente essa conta.

Essa briga entre consumidores e distribuidora de energia, tende a aumentar, agora com o apoio dos deputados, os consumidores estão articulando um movimento on-line para dar suporte ao movimento e a CPI.

Da Editoria

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *