Opinião

Editorial: A pirralha Greta Thunberg um fenômeno difícil de ignorar.

A defesa do meio ambiente fez com que Greta Tunberg fosse hostilizada por gente como Donald Trump, Jair Bolsonaro e extremistas de direita no mundo todo, no ano que passou. A adolescente sueca foi a mais instigante voz de combate aos líderes dos países mais poluidores do mundo e que não levam a sério o aquecimento global.

Isso fez que ela fosse aclamada e seguida por milhões de pessoas no mundo inteiro, o que lhe rendeu o título de personalidade do ano concedido pela revista TIME.

O gesto solitário desde agosto de 2018, de faltar a escola nas sextas-feiras e se sentar na frente do Parlamento, em Estocolmo, reivindicando posições concretas dos políticos contra as mudanças climáticas, foi conquistando adeptos ao redor do mundo.

Esse gesto de Greta, ficou conhecido pelo mundo como “Fridays For Future (Sextas-Feiras pelo Futuro). Em quinze da março do ano passado foi deflagrada uma greve escolar mundo afora, inclusive com participações de estudantes brasileiros, milhares de estudantes foram para as ruas protestar contra a emissão de gases poluentes.

Com o passar do tempo sua luta em defesa do meio ambiente foi ficando cada vez mais visível aos olhos do mundo, fazendo de Greta um fenômeno difícil de ignorar.

Sua participação em eventos do porte das COPs, nos eventos 24 e 25 (Conferência do Clima da ONU, realizados na Espanha e na Polônia). Do Encontro de Cúpula de Ação Climática da ONU em Nova York e do Fórum Econômico de Davos, ela já discursou no Parlamento Europeu e se reuniu com o Papa Francisco, foi indicada para o Nobel da Paz e ainda foi eleita pela revista TIME, como “Personalidade do ano” de 2019. Greta tem hoje mais de 9,2 milhões de seguidores no Instagram e 3,8 milhões no Twitter, tudo isso faz da garota sueca um fenômeno difícil de ser ignorado.

O partido alemão AfD de extrema direita, a tachou de fraude e deficiente mental, numa alusão ao fato que a adolescente sueca é portadora da Síndrome de Asperger.

A adolescente também tem sido alvo de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos da América do Norte e de Jair Bolsonaro, presidente do Brasil, que a chamou de “pirralha” em discurso recente.

Nem essas nem outras ofensas desse tipo me tirarão do foco, só me fortalecem, pois vejo além do óbvio, disse Greta Thunberg.

Da editoria

 

 

One thought on “Editorial: A pirralha Greta Thunberg um fenômeno difícil de ignorar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *