Política

Eder Moraes: visionário, competente e acima de tudo grande tocador de obras.

O economista Eder Moraes, esteve boa parte da sua vida a serviço do estado, em 2003 ele foi assessor especial do governo do estado, de 2004 até 2012, ocupou várias secretarias do estado de Mato Grosso, entre elas o MT fomento, Secretaria de Fazenda e a SECOPA, onde ele mostrou toda sua capacidade de administrador e grande tocador de obras. Durante o período que esteve à frente da SECOPA, foi dado início das obras da Arena Pantanal, sub sede da Copa do mundo de 2014 e das obras que dariam, mobilidade e fluidez ao trânsito da capital e Várzea Grande.

Em 2004, Eder fundou a MT FOMENTO, utilizando 4 milhões oriundos da liquidação do extinto Bemat – Banco do Estado de Mato Grosso, logo no início das atividades da agência, foram criadas linhas de créditos tendo como a principal o MT FOMENTO CARD, que injeta cerca de R$ 1,5 milhão por mês na Agência. Pensando nos pequenos empreendedores, Edér criou vasta linhas de crédito como o Banco da mulher, banco dos feirantes, liberou ainda crédito para compra do kit Gás para automóveis, uma linha especial para Taxistas, Moto Taxistas, Costureiras e para financiamentos de aviários, incentivo para produtores locais e tantas outras. Hoje a MT Fomento/Desenvolve MT se tornou referência para o Brasil.

À frente da SEFAZ, Éder Moraes, mostrou toda sua capacidade de administrador, melhorando e modernizando o sistema tributário, implantando inclusive o cupom Fiscal que melhorou muito a emissão de comprovante fiscal de venda no ato da efetivação da mesma. Fez a regulamentação de várias atividades comerciais como venda de veículos usados, melhor apuração tributária sobre os setores de combustível, frigoríficos, setor sucroalcooleiro, atacadistas e varejistas. Durante sua gestão foi reformado todos postos fiscais do estado, houve a qualificação de agentes tributários, todo o corpo técnico e fiscal. Nesse período Eder combateu com mão de ferro a sonegação, descaminhos e manteve a ordem tributária!

Sua gestão recebeu a outorga de São José do Operário do Tribunal Regional do Trabalho pela regularização de dívidas trabalhistas e precatórios, através do programa de saneamento de passivos. Isso permitiu realizar a Copa do Mundo, construir mais de 90 mil moradias populares e pavimentar mais de 5 mil km de asfalto em todo o estado de MT.

Quando secretário da SECOPA, ele iniciou a Arena Pantanal e obras complementares para a mobilidade do grande público que chegariam a Mato Grosso para o evento da copa do mundo. A Trincheira do Santa Rosa na avenida Miguel Sutil na capital é outro marco da gestão Éder, assim como o viaduto sobre a Av. da FEB ligando a Perimetral ao centro de Várzea Grande e todas as obras complementares que começaram sob sua gestão.

Eder Moraes, sempre foi um visionário, tanto na vida pública como na sua vida pessoal, homem arrojado, competente e acima de tudo um grande tocador de obras.

Da assessoria

Fotos: Acervo pessoal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *