Geral

De pires na mão, assim vivem os Conselhos Comunitários de Segurança

Jairo Vicente, presidente Conseg da Vila Operária mudou recentemente a sede do Conselho  para sua residência, exclusivamente por falta de apoio das autoridades competentes. O prédio onde estava funcionando era emprestado pela Secretária de Educação, como agora o local vai sediar uma escola musical, pediram para ele desocupar a sala que era cedida  por empréstimo, sem um lugar para se estabelecer a única alternativa foi colocar a sede Conseg  na sua residência, então o Conseg da Vila Operária agora está atendendo no endereço rua Wesley dos santos Arruda 199, jardim das Flores, afirma Jairo Vicente. 

Os cosegues  Os CONSEGs foram criados através do Decreto Estadual nº 23.455, de 10 de maio de 1985, e regulamentado pela Resolução SSP-37, de 10 de maio de 1985, e aperfeiçoada, criada a função de Coordenador Estadual dos CONSEGs, para Assuntos dos Conselhos Comunitários de Segurança, só que diferentemente das Associações de Moradores de Bairros, que despertam o intereses dos políticos de plantão, especialmente em época de eleições, como aconteceu recentemente em Rondonópolis, os  Consegs são esquecidos e abandondos à sua própria sorte, não recebem ajuda da União, do estado nem do município. A prefeitura vinha cedendo espaço para o Consegue Vila Operária, através da Secretaria de cultura, agora nem isso.

Os outros conselhos que atuam na cidade sendo o Central, Região Salmem e o conseg da Grande Aurora, vivem a mesma situação. O conselho da Grande Aurora funciona na sede da Associação de Moradores da Coophalis, O conseg da região Salmem, tem sede emprestada no prédio onde funciona o posto da PM, no Parque Universitário. 

A grande verdade ´é que os Consegs e seus presidente vivem com o pires na mão mendingando ajuda das autoridades, os conselhos propriamente ditos são de suma importência nas discussões da segurança, pois eles vivem a realidade de cada região, nem por isso são respeitados e menos ainda lembrados quando o assunto é segurança comunitária. Afirmou o presidente de outro conselho, ele pediu para não ser identificado.

Da redação

Foto: JC Garcia

 

One thought on “De pires na mão, assim vivem os Conselhos Comunitários de Segurança

  • Jaime Gonçalves/ Conseg Salmen

    Bom dia, na realidade os conselho de segurança de Rondonópolis vive a mercê e,sem apoio, no passado éramos 4 Consegs, e tínhamos o apoio da coordenadoria de polícia comunitária, sempre nos ajudava em algumas mais ouve uma interferência política partidárias e criou uma lei que acabou com os Consegs de Rondonópolis e legalizou um só Conselho, que te agora não sei pra que veio, a não ser interesse político. Quero aqui dizer a população de Rondonópolis, e ao Estado de Grosso que Rondonópolis precisa de no mínimo 6 CONSELHOS DE SEGURANÇA Poi a nossa cidade ultrapassa 260,000 habitantes, isso não falando da zonas tural e os distritos, saibas os senhores que os Consegs é um elo entre a sociedade e às Instituições de segurança pública, deixo aqui o meu apelo que volte a funcionar os Consegs de Rondonópolis não só os 4, mais 6 Consegs ativos,para que juntos às instituição de segurança pública possa oferecer uma melhor sensação de segurança a nossa sociedade Rondonopolitana

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *