Autos e Motores

Conceito de moto elétrica promete purificar o ar

O segmento das motos elétricas está em franca ascensão em todo o mundo e novos projetos não param de surgir. Se há pouco falamos da Honda (que planeja lançar mais três modelos nos próximos três anos) e da Husqvarna, que apresentou seu primeiro protótipo, a moto elétrica de hoje vai um pouco além.

Não poluir não é o suficiente. Concept Aether vai além e quer ‘purificar’ o ar por onde passa

Uma moto elétrica que pode ‘purificar’ o ar

Sem os gases emitidos pelo processo de combustão, os veículos elétricos são menos danosos ao meio ambiente. Mas o Concept Aether, desenhado por Lin Yu Cheng, dá um passo a mais e promete purificar o ar por onde passa.

 

Isso seria possível graças a um módulo cerâmico posicionado sob a carenagem que é capaz de interceptar e filtrar pequenas finas de poluição, as chamadas PM2.5, que causam milhões de mortes por ano em nível global.

O design é inspirado em aviões de caça e, anguloso e minimalista, lembra outros projetos recentes, como o quadradão Tesla Cybertruck. Sua carenagem possui dutos que visam criar uma pressão negativa, contribuindo à eficiência do motor e funcionamento do ‘sistema purificador’.

E tem mais. A moto elétrica taiwanesa também prevê o uso de baterias intercambiáveis e recarregavéis, possibilitando até 200 km de autonomia. Como adotariam tecnologia por indução, elas dispensariam o uso de cabos para preencher sua carga.

No motor, Cheng ofereceu menos detalhes, mas acredita que o propulor entregaria pouco mais de 100 cv de potência máxima. Já a praticidade seria beneficiada por um porta-trecos de 22 litros (similar ao que a Biz 125 tem sob o assento), posicionado logo à frente do banco.

Motonline

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *