Geral

CINEMA: Todos os olhares se voltam para Curitiba

Começa mais um ‘Olhar de Cinema’, abertura, na quarta-feira (5), conta com documentário inédito sobre Eduardo Coutinho

Documentário de Josafá Veloso sobre o cineasta Eduardo Coutinho estreia no festival 

Na abertura da oitava edição do evento, nesta quarta-feira (5) à noite no Espaço Itau do Shopping Crystal, acontece a première mundial de “Banquete Coutinho”, documentário de estreia de Josafá Veloso sobre o cineasta Eduardo Coutinho. A partir de amanhã, e durante os próximos nove dias, o Olhar de Cinema desfila em seções competitivas uma extensa série de títulos brasileiros e estrangeiros inéditos, de longa e curta metragem, no complexo de exibição do shopping e em outras salas da cidade.

Consultando a programação, fica a cada ano mais evidente o saudável foco dos organizadores: a celebração do cinema independente que se faz no Brasil e no exterior, um cinema permanentemente de invenção e coragem, comprometido com o risco através de temáticas atrevidas que registram as inquietações planetárias. Este recorte experimental, que não despreza o diálogo com o grande público, pode ser sentido nos trabalhos que se alternam em ondas de diversidade.

Decorridos oito anos desde sua primeira vez, o “Olhar de Cinema” permanece em seu curso inicial, firme e forte e permeável: o empenho também em mostrar nosso cinema – leia-se brasileiro e paranaense, tratados sem paternalismos bairristas, mas valorizados naquilo que eles têm de novo e inquietante. Na programação constam diversas mostras, algumas competitivas, outras informativas. Mas não apenas: haverá ainda oficinas, encontros, seminários, homenagens

Na mostra especial “Foco”, a personalidade destacada este ano é a cineasta chilena Camila Jose Donoso, de perfil artístico não de todo conhecido no cenário cinematográfico latino-americano, mas presença ativa e constante em festivais de várias partes do mundo. Ao todo, o público poderá ver oito de seus títulos mais representativos, na maioria documentários.

Fonte Folha de Londrina

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *