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CB 750 uma personalização incrível

Não é raro ver uma Honda CB 750 personalizada. Geralmente adotam o estilo cafe racer, mas também são comuns projetos que bebem de outras vertentes.

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CB 750, uma lenda

Aliás, a CB 750 é um sucesso mundial e tem uma história incrível. Ela surgiu no final dos anos 1960 e foi uma das responsáveis por mostrar ao mundo o poderio das japonesas nas motos esportivas. Sua variação CBX 750 chegou ao Brasil na década de 1980, carregando consigo o lendário apelido  7 Galo.

Mas outros países tiveram mais sorte que nós. Enquanto aqui a família perdurou até 1995 apenas com a CBX, no exterior o consumidor tinha um leque maior de opções. A básica era a CB 750, sem o ‘X’ e qualquer carenagem, e foi ela a escolhida neste projeto de customização.

CB 750 personalizada

Antes de se tornar a ‘CB SevenFifty’, a moto era apenas uma CB 750 1993 comum. A unidade estava em bom estado e praticamente idêntica ao modo como saiu da loja há quase 30 anos, com direito a setas cromadas, painel redondo e rodas se seis raios.

Todo o trabalho de customização iniciou pelo motor. Apesar de íntegro, o quatro cilindros em linha, com comando de válvulas duplo no cabeçote e 747 cm³ já não entregava mais os 75 cv declarados na ficha técnica. Assim, Holger Breuer, responsável pela HB Custom, começou sua jornada com o restauro e um ajuste fino no propulsor.

Aproveitando a oportunidade, o alemão instalou filtro de ar esportivo e um novo sistema de escapamento, com configuração 4 em 1. A usina seguiu alimentada pelos quatro carburadores Mikuni, mas eles foram reconfigurados para garantir o desempenho máximo do motor.

Design neo-retro

Agora que a CB 750 personalizada já respirava bem, era hora de customizar o visual. A ideia era preservar algumas linhas da moto original, deixando claro que se tratava de um exemplar dos anos 1990. Por isso o tanque de combustível foi preservado… aliás, um dos poucos itens a permanecerem iguais.

Na traseira um banco sem rebata deu o ar cafe racer desejado, junto do grande vazio sob o banco – onde originalmente estariam componentes como filtro de ar, bateria e carenagens laterais. As novidades ainda exigiram um novo suporte de placa, rente à roda traseira, afinal ninguém faz uma moto dessas para deixá-la na garagem.

Na frente há outra exclusividade. A 750 recebeu uma carenagem em torno do farol, com linhas arredondadas, ao melhor estilo das racer dos anos 1960. O toque ‘neo’ ficou à cargo do farol em LED, com indicador de posição diúrna em forma de círculo. O motor, é claro, ficou totalmente exposto, como na CB original.

Por fim, a pintura. O customizador optou pelo cinza para que a cor não roubasse o destaque de outros componentes. Queria que os admiradores notassem que esta é, ao mesmo tempo, uma moto dos anos 1990 e uma cafe racer. Já as rodas originais receberam pintura em preto.

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