No meio corporativo, a sigla ESG (Governança ambiental, social e corporativa) vem ganhando muita força. Dependendo do segmento, os consumidores querem empresas alinhadas com a sustentabilidade, um dos métodos de melhorar seus índices de ESG é investindo em veículos elétricos. Pensando nisso, a chinesa XCMG trouxe o cavalo-mecânico E7-49T, o primeiro 100% elétrico do segmento disponível no país. O veículo tem preço de R$ 1,3 milhão. 

Sua primeira aparição nacional foi durante a Agrishow, no início de maio, e chama a atenção por conta do seu pacote de baterias, instalado atrás da cabine e que acaba sendo mais alto que a carroceria do modelo.

 

As baterias são de ferro fosfato de lítio e contam com 282 kWh, e podem ser recarregadas em equipamentos de corrente contínua (DC) em pouco mais de uma hora, nas palavras da fabricante.

Há também a opção de substituição do pacote de baterias. Apesar do nome sugerir uma operação complexa, a fabricante afirma que as células de baterias estão alocadas em um único conjunto, e basta apenas uma empilhadeira simples para auxiliar na substituição das baterias, um processo que leva “pouco mais de seis minutos”.

O E7-49T é equipado com um motor elétrico síncrono de imãs permanentes, de 482 cv de potência e 204 kgfm de torque máximo e a velocidade máxima é de 84 km/h. XCMG E7-49T tem pack de baterias logo atrás da cabineXCMG E7-49T tem pack de baterias logo atrás da cabine

Enquanto carros elétricos não possuem câmbio, o caminhão elétrico conta com uma caixa automatizada de quatro velocidades. Segundo a fabricante, as relações auxiliam a economizar energia nas arrancadas.

O motor fica posicionado no centro do caminhão e a força é enviada para as rodas traseiras através do eixo cardã, uma configuração tradicional. Segundo a XCMG, a ideia é fazer com que a estrutura de eixos e suspensão do modelo seja a mais parecida possível com a existente no mercado, facilitando eventuais manutenções.

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