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Black Friday: consumidores estão mais atentos aos descontos e promoções em 2019

Uma pesquisa inédita realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil aponta que na 10ª edição da Black Friday, celebrada nesta sexta-feira (29), quem comandará a preferência dos clientes serão os descontos. Os dados revelam que este ano quatro em cada dez (39%) brasileiros só pretendem adquirir algum produto se as ofertas realmente valerem a pena, um crescimento de sete pontos percentuais em relação a 2018.

Em contrapartida, metade (50%) disse ter intenção de fazer compras na Black Friday. Apenas 11% não devem aproveitar as promoções. “O mais importante nesta data é que cada lojista tenha em mente o tamanho desta oportunidade, oferecer desconto real para atrair e consolidar seu cliente. Muitas pessoas saem às compras agora já pensando até mesmo no Natal e isso faz com que a Black Friday se torne, a cada ano, mais significativa no cenário local. Em 2019, já podemos comparar a data com algumas das mais importantes para nosso comércio”., analisa o presidente da CDL de Rondonópolis, Thiago Sperança. “O consumidor percebeu quem promoveu a chamada ‘Black Fraude’ em anos anteriores, muitas empresas se utilizaram deste momento para promover os falsos descontos. Por isso, em 2019 as grandes lojas e marcas estão tomando cuidado e investindo muito para desmitificar esta má impressão. Nossos consumidores estão mais atentos”, completa.

Além da caracterização tradicional nas fachadas das lojas, parte do comércio local estenderá o horário de atendimento. Ainda segundo a pesquisa nacional, o gasto estimado com compras neste ano é de R$ 1.132. Entre os que pretendem comprar produtos com descontos, 76% consideram a data uma oportunidade de adquirir itens que estejam precisando com preços mais baixos. Além disso, 32% querem antecipar os presentes de Natal de olho nas promoções e 17% planejam aproveitar as ofertas mesmo sem necessidade de comprar algo no momento.

Considerando os que realizaram compras no ano passado, 35% esperam adquirir mais produtos em 2019, 23% planejam comprar menos e 20% a mesma quantidade. Quanto à intenção de gastos, os entrevistados estão divididos: 32% pretendem desembolsar mais este ano e outros 32% menos. Por outro lado, 24% devem gastar o mesmo valor. Entre os que têm intenção de gastar mais, 31% justificaram que vão às compras por precisarem adquirir mais produtos. Mesmo percentual (31%) pode ser observado entre os que afirmaram que pretendem comprar mais por terem economizado ao longo do ano para desembolsar na data.

Da assessoria

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