Geral

Seis caminhões-pipa são enviados para apoiar o combate aos incêndios no Pantanal

Incêndios no Pantanal mato-grossense já devastaram mais de 2,5 milhões de hectares, sendo 311 mil somente nas últimas duas semanas, o que representa 17,8% da área total queimada.

Caminhões tem capacidade para transportar 90 mil litros de água — Foto: Defesa Civil/Divulgação

Seis caminhões-pipa com capacidade para 90 mil litros de água chegaram no Pantanal Mato-Grossense na tarde desse sábado (3) para dar apoio à Operação Pantanal 2 que combate os incêndios florestais no bioma. São agora 12 caminhões-pipa em Poconé.

Os incêndios no Pantanal mato-grossense já devastaram mais de 2,5 milhões de hectares, sendo 311 mil somente nas últimas duas semanas, o que representa 17,8% da área total queimada. Os dados são do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (IBAMA) Prevfogo em parceria com o Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais (LASA/UFRJ).

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), são quase 18 mil focos de chamas em 2020, o que representa um aumento de 200% em relação ao ano passado.

Nas áreas alagáveis ao longo da Estrada Transpantaneira, que agora estão secas, militares e voluntários estão lançando mais de 400 mil litros de água nesse fim de semana para aliviar o sofrimento dos bichos. Os caminhões-pipa são do estado, município e Forças Armadas.

Os rios também estão com volume baixo, e o Bento Gomes, que abastece a cidade de Poconé, está quase seco.

O combate às queimadas é realizado por 500 brigadistas, com o apoio de 500 militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea. De acordo com o subchefe de Operações do Estado-Maior das Forças Armadas, general José Eduardo Leal de Oliveira, mais de 14 aeronaves foram empregadas no enfrentamento ao fogo desde julho.

Fonte: G1/MT

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *