Roteiros

Fechado há quase 5 anos, Parque Serra Azul é reaberto de forma experimental

                                                                               

                                                                                                        foto Aislandio Miranda

Depois de quase cinco fechados, o Parque Estadual da Serra Azul reabriu em caráter experimental, nesta terça (9). A unidade de conservação ambiental, tida como um dos principais pontos turísticos de Mato Grosso, estava interditada por tempo indeterminado por recomendação do Ministério Público. O anúncio de reabertura foi feito pela secretária Estadual de Meio Ambiente e também pela Prefeitura de Barra do Garças (a 516 km de Cuiabá).

O parque foi fechado logo após um incêndio queimar 80% da sua cobertura vegetal. O MPE recomendou o fechamento da unidade. A Justiça atendeu ao pedido e cobrou a reforma do local do poder público.

Em dezembro do ano passado, foi reaberta a entrada ao Parque Via Escadaria da Fé, que tem 1.204 degraus, e leva a imagem do Cristo Redentor.

A abertura só foi possível depois do término da construção da guarita, de melhorias na escadaria, da ampliação do Mirante do Cristo Redentor e da restauração da imagem Nossa Senhora do Araguaia.

Durante a fase experimental, a visitação será permitida de terça a domingo. A gerência do parque vai permitir a entrada de número ilimitado de pedestres e, por dia, de 30 ciclistas, de ônibus com 40 passageiros e vans com 25, além de 10 veículos que vão fazer o transporte de idosos, crianças e portadores de necessidades especiais.

“Durante algumas semanas vamos observar como está sendo essa reabertura, como a equipe do parque está conseguindo resguardar os interesses para que possamos fazer a reabertura definitiva”, disse o gerente substituto da unidade de conservação, Carlos Muniz.

Para o secretário de Meio Ambiente de Barra do Garças, Lúcio Violin a reabertura experimental do parque será de grande importância para o turismo. “É uma medida que está sendo feita com consciência ambiental e que com o tempo, a Sema poderá realizar as adaptações para atender a demanda turística do local”, destacou.

O Parque Estadual da Serra Azul possui 11 mil hectares. Ele área dos municípios de Barra do Garças e Araguaiana e está inserido no bioma cerrado. Foi criado pela Lei nº 6.439, de 31 de maio de 1994, por iniciativa popular, como uma das 46 unidades de conservação do Estado.

Horários de funcionamento

O acesso pela Guarita principal (via estrada do CINDACTA) para pedestres e ciclistas é das 7h às 15h. Já para carros é das 17h às 16h, e ônibus e vans das 7h às 16h. A entrada pela Escadaria da Fé vai funcionar pela parte da manhã das 6h às 11h e, pela parte da tarde, das 15h às 18h.

Pelo clube da usina, o horário de entrada no parque será das 8 às 16 horas. O mesmo horário se aplica ao estacionamento do Garrincha, que fica no Pé da Serra. A gerência do parque divulgou também os horários de funcionamento do Centro de Atendimento ao Visitante (8h-17h), Mirante do Cristo (7h-11h30 e 15h-18h30) e Porteira-Chácara da Prefeitura (7h-15h).

RDNews)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *