Política

Teti se reúne com trabalhadores rurais que buscam ser inseridos no programa nacional de reforma agrária

Em reunião na última sexta-feira (15), que reuniu lideranças da agricultura familiar, representantes do escritório avançado do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), e o assessor especial do ministério da Agricultura e Pecuária, Carlos Ernesto Augustin, o Teti, e mais de 60 trabalhadores e trabalhadoras rurais sem-terra, com o objetivo de iniciar processo de inserção destas famílias no programa nacional de reforma agrária do Governo Lula.
Segundo o militante da reforma agrária na região, Wendell Girotto, a reunião foi muito produtiva com os trabalhadores rurais, principalmente por conta da articulação iniciada pelo Teti, com o ministro do Desenvolvimento Agrário Paulo Teixeira. “Essa proximidade do Teti com o Governo Federal é muito importante, pois nos possibilita este tipo de pleito para estas famílias de trabalhadores que é achar caminhos para novos assentamentos na região de Rondonópolis”, disse.
Para Carlos Augustin, é fundamental que estes trabalhadores além do recebimento de sua terra tenham condições viver dela e produzir alimentos para cidade. “Além do processo de regularização que é oportunizada pelo Governo Lula, nós também levantamos as demandas e infraestrutura que os assentamentos necessitam, onde pessoalmente estou tratando deste assunto em Brasília, junto os ministérios, para a aquisição de maquinas agrícolas, como trator, patrulhas rurais, plantadeira e adubadora, enfim uma lista de equipamentos essenciais para o cultivo no campo”, destacou.
Atualmente o município conta com 11 projetos de assentamentos e que abrange cerca de 1000 famílias de trabalhadores rurais, já na região esse número passa de 5 mil famílias assentadas.

No dia 23 de dezembro, o INCRA e a Prefeitura Municipal de Rondonópolis vão promover um evento de entrega de 70 títulos de posse definitiva por parte do Governo Federal para famílias do assentamento Carimã. O ato ocorre nas dependências da Escola Municipal Rural Fazenda Carimã, a partir das 8 horas da manhã.

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *