Variedades

Édson Ceretta: escritor lança livro de contos metamórficos

O escritor Édson Ceretta, autor do livro “À sombra do 13”, promete lançar, até o final do ano de 2023, início de 2024, mais um livro com a sua assinatura. Contraste entre extremos, mutações de personagens, presença da fauna e ligações familiares são marcas do novo trabalho do escritor.
Trata-se de “Metamorfose”, uma obra com 22 contos selecionados e inéditos. São dois capítulos, dividindo a obra em textos mais pesados e sinistros, denominados “Casulo”, e também em produções mais leves e de luz, a que o autor deu o nome de “Borboleta”.
São mais de 300 páginas, com textos instigantes e intrigantes. Irromper-se-ão estórias e histórias nevrálgicas, de mistério, aventura, suspense e misticismo, como também hilárias, sensíveis e curiosas. Certamente, o leitor viverá uma jornada de descobertas e transformações.
O livro tem a consultoria literária de Hermélio Silva, profissional do marketing, escritor, com mais de 30 livros publicados, e membro da Academia Rondonopolitana de Letras – ARL, cadeira nº 6. Já, as imagens, inclusive da capa e da contracapa, são de Paulo Branco, artista plástico, com reconhecimento nacional e internacional, e a editora é a E. O. S. Editora, de Rondonópolis – MT.
Segundo Martiniano J. Silva, advogado, escritor e membro das Academias Goiana de Letras e Mineirense de Letras e Artes, que prefacia o quinto livro de Édson Ceretta, é: “(…) um livro dotado de narrativas tipicamente do cotidiano, universais, unívocas, redundantemente bem escritas, muito provavelmente primeiro requisito das grandes obras, no caso, queira-se ou não, com raízes literárias já em livros de Júlio Verne (…)”
Autor também de “Crisântemo verde – Volume 1”, da série ‘Flores poéticas’, seu último trabalho, lançado em maio de 2023, em Rondonópolis – MT, Ceretta espera, com a obra “Metamorfose”, agradar a todos, inclusive o público infanto-juvenil.

Segue uma prévia de um dos contos:
“No chão seco, dominado pelo pó, ela realiza pequenas contrações, curvando seu corpo de um lado a outro (…) Segue flanando, tendo como destino uma casa nas proximidades de um estradão. É noite, e a escuridão lhe atrai (…) Seus movimentos lentos não a impedem de avançar e ir em busca do alvo. Em seu curso, passa sob uma escada improvisada (…) Junto a um dos pilares da casa (…) sobe, cautelosamente. (…) Pelo piso, ela se desloca calmamente, enquanto um músculo de sua boca é agitado para fora, por algumas vezes, vasculhando o ar. (…) zigue-zagueia e parte em direção a outro cômodo, no que aparenta ser o quarto de casal. A porta está semiaberta. Arqueando continuamente seu corpo, ela marcha, entrando silenciosamente nele. O músculo da boca é lançado novamente para fora, em um vai e vem assustador. (…) rapidamente alcança o pé da cama. (…) Com exímia habilidade e discrição, ela logo está embaixo das cobertas. (…)” Sibilo e chocalho.

Sinopse do livro “Metamorfose”:
A obra é dividida em duas partes, trazendo produções de ficção científica inéditas: são 11 contos sombrios, que fazem parte do capítulo “Casulo”, e 11 estórias de muita leveza, que recebem o nome de “Borboleta”. Ambos os capítulos representam fases naturais do processo de transformação de algumas espécies da fauna. “Metamorfose” mostrará o antigo e o novo, com narrativas que despertarão seu fascínio, sua curiosidade e imaginação, levando-o a inesperadas e inexplicáveis mudanças.


Breve perfil do autor:
Edson Ceretta
Gaúcho, de Palmitinho, chegou a Mato Grosso em 2004, e em Rondonópolis em 2016.
É servidor concursado da Receita Federal, desde 2015. Graduado em Direito, pela URI – RS, possui especialidades em Ciências Penais e em Educação Inclusiva – Libras.
Autor dos livros “À sombra do 13” e “Crisântemo verde – Volume 1 – Série Flores poéticas”, lançado, respectivamente, em 2019 e 2023. Coautor das produções literárias “Coletânea Aterrorizante” e “Coletânea poética – Volume 1”.
Romancista, poeta e contista. É editor e revisor literário, tendo já atuado em mais de uma dezena de livros de escritores locais e regionais.
Ceretta é também membro da Academia Rondonopolitana de Letras/ARL, onde ocupa a cadeira nº 12.”
Casado e pai de uma filha.

Contatos:
Édson Ceretta: (66) 9-9611-3069.
Hermélio Silva: (66) 9-9675-7275.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *