Lançada há 41 anos, a Volkswagen Saveiro já foi a picape mais vendida do segmento, mas a coisa mudou de figura desde que a Strada ganhou força no mercado. Hoje, o modelo da Fiat domina não somente o segmento, como também é o carro mais vendido do Brasil. Logo, a marca alemã precisava alterar a sua picapinha com urgência, uma reforma que foi lançada nesta sexta-feira. A gama começa com a versão Robust de R$ 95.770 e termina na nova versão Extreme, que substitui a antiga Cross e chega a R$ 114.580.

De acordo com o pessoal da VW, a Robust ficou cerca de R$ 1 mil mais cara, mas teve a adição de equipamentos. Em relação à antiga Cross, a Extreme é cerca de R$ 9 mil mais barata, mas não inclui os itens que viraram pack, porém, mesmo com o opcional, ela mantém um desconto de R$ 7 mil. 

As mudanças foram típicas de um facelift, uma vez que não mudou a maior parte da carroceria, mantendo os painéis laterais, por exemplo. No final, ainda é o mesmo projeto da terceira geração que foi lançada no segundo semestre de 2009 – a VW considera cada facelift uma geração nova.

Lanternas e para-choque traseiro também mudaram em todas versões

Divulgação
Lanternas e para-choque traseiro também mudaram em todas versões

Os faróis são mais recortados na base inferior, cujo desenho ficou mais alinhado com as novas grades. O capô passou a ostentar vincos pronunciados, o que dá uma impressão maior de robustez. O para-choque dianteiro é igualmente novo, sendo pintado de preto na versão Robust – as demais têm peça na cor da carroceria. Já a parte traseira aposta em lanternas de LEDs com novos elementos internos, mas sem mudar o recorte delas. O para-choque traseiro também é novo e ficou mais anguloso. Uma faixa em preto fosco faz a ligação visual entre as lanternas das versões Trendline e Extreme – a Robust traz apenas o nome da versão na tampa, com novo grafismo. 

A Saveiro renovada tem cinco opções de cores: Cinza Oliver (exclusiva para Trendline e Extreme) e Cinza Moonstone (exclusiva para Extreme), novidades para a linha 2024, além de Preto Ninja, Prata Sirius e Branco Cristal.

Bancos têm revestimento bicolor que imita couro, além de novos grafismos dos instrumentosBancos têm revestimento bicolor que imita couro, além de novos grafismos dos instrumentos.

Por dentro, a maior parte das alterações ficou concentrada na Extreme. Da mesma maneira que a antiga Cross, ela traz acabamento diferenciado, incluindo bancos revestidos de couro sintético com novo padrão, acabamento repetido nos painéis e apoios de braço das portas. O quadro de instrumentos tem novo grafismo amarelado, enquanto o painel aposta em um friso com acabamento que imita aço escovado. 

Na prática, as evoluções são cosméticas, pois foi mantido o trem de força do modelo anterior. O motor 1.6 16V se tornou padrão depois que o 1.6 8V passou a não atender os limites de emissões. São 116/106 cv a 5.750 rpm e 16,1/15,4 kgfm a 4.000 rpm (etanol/gasolina), números um pouco contidos para a atualidade. O câmbio manual de cinco marchas continua a ser a única opção, uma vez que a VW preferiu não investir para adaptar o conhecido Tiptronic automático de seis marchas, caixa que era usada pelos companheiros Gol e Voyage, ambos baseados na plataforma PQ24.

A versão Robust também foi reestilizada, mas dispensa para-choque e retrovisores no tom da carroceriaA versão Robust também foi reestilizada, mas dispensa para-choque e retrovisores no tom da carroceria.

Nem por isso não foram adotadas pequenas modificações mecânicas, coisas pontuais, mas que são úteis. Para ajudar no fora de estrada, a suspensão dianteira ficou um centímetro mais alta. Com as modificações de altura e do desenho do para-choque, os ângulos off-road são de 23,8 graus na dianteira e 27,6 graus na traseira, com 19,6 cm de distância do solo. 

Os freios são a discos nas quatro rodas desde as versões mais baratas, sendo ventilados nas dianteiras. A cabine dupla tem caçamba de 580 litros e capacidade de carga de 638 kg, números que passam a 924 l e 664 kg na cabine simples. 

Ficaram de fora algumas modernidades que se tornaram quase que padrão na indústria, exemplos da direção elétrica e airbags laterais – a da Saveiro é elétrica, enquanto as bolsas infláveis não passam das frontais, que são obrigatórias. Sem falar das quatro portas, algo que a Strada cabine dupla possui. São soluções que farão parte do cardápio da nova geração, no entanto, ainda vão demorar alguns anos até que ela seja lançada.

Ao contrário da versão Trendline, a Robust tem opção de cabine simples ou duplaJulio Cabral/ Ao contrário da versão Trendline, a Robust tem opção de cabine simples ou dupla

Confira os preços das configurações e o que cada uma delas traz de itens de série e opcionais.

A lista segue a ordem de versões, não de preço.

Saveiro Robust – R$ 95.770

. Ar-condicionado

. Direção hidráulica

. Vidros elétricos

. Travas elétricas 

. Sensores de ré traseiros

. Controle de tração e de estabilidade com auxílio de partida em rampa
. Airbags frontais (obrigatórios)

. Alerta de uso do cinto de segurança do motorista

. Banco do motorista com ajuste de altura

. Luzes de rodagem diurna (halógenas)

. Entrada USB (no console)

. Retrovisores externos com repetidores de seta

. Preparação para som

. Protetor de caçamba


Saveiro Robust Cabine Dupla – R$ 109.710

Acrescenta:

. Bagageiro de teto

. Desembaçador do vidro traseiro

. Porta-celular no encosto do banco do carona

Saveiro Trendline Cabine Simples – R$ 101.490

Acrescenta: 

.  Parachoque dianteiro, espelhos retrovisores e maçanetas na cor do carro. Curiosamente, o parachoque traseiro é preto

. Faixas laterais

. Espelhos com regulagem elétrica e tilt-down, recurso que baixa automaticamente o espelho direito para ajudar em manobras de estacionamento

. Brake-light

. Iluminação do compartimento de carga

. Detalhes de tecido nos painéis das portas

. Computador de bordo

. Aplique no painel que imita material escovado

. Chave canivete com comandos

. Faróis que se acendem ao acionar o comando da chave e permanecem acesos por um tempo após você trancas o carro

. Alarme

Opcionais: 

. Pacote interatividade (R$ 2.180)

Inclui: multimídia, alto-falantes e volante multifuncional, mas traz somente dois alto-falantes, uma falha para um carro desse valor

. Pacote conforto (R$ 5.255)

Inclui: rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, capota marítima e câmera de ré

Saveiro Extreme Cabine Dupla – R$ 114.580

Acrescenta: 

. Rodas de liga leve aro 15 diamantadas

. Santoantonio

. Capota marítima

. Faróis de neblina

. Câmera de ré

. Bancos de couro artificial

. Multimídia de 6,5 polegadas (não tem Apple CarPlay ou Android Auto sem fio)

. Volante multifuncional com o mesmo revestimento que imita couro

. Coluna de direção com ajuste de altura e de profundidade

. Bloqueio eletrônico do diferencial

. Som com dois tweeters e quatro alto-falantes (dois dianteiros e dois traseiros)

. Pedaleiras esportivas

Opcionais:

. Pacote Tech (R$ 2.160)

Inclui: assistente de controle de descida em rampa, ABS off-road, controle de velocidade de cruzeiro, sensores de chuva e de luz (acionam automaticamente limpadores de para-brisa e acendimento dos faróis, respectivamente) e retrovisor interno fotocrômico (impede o ofuscamento).

iG Carros