Variedades

Laurimar Souza, fala sobre o edital Paulo Gustavo no Pauta Cultural

Max Ferraz, entrevista Laurimar Souza, gerente de cultura no seu programa Pauta Cultural.

O programa Pauta Cultural que vai ao ar pela Mato Grosso News Web TV, o apresentador Max Ferraz, entrevistou Laurimar Souza, gerente de cultura da Secretaria Municipal, na edição de hoje, Laurimar falou sobre os quatro editais da lei Paulo Gustavo que deverão ser publicados nos próximos dias.

Este recurso vem do Fundo Áudio Visual do Ministério da Cultura, para incrementar as artes visuais nos municípios, por esse motivo 70% por cento é destinado para o setor áudio visual e 30% para as demais áreas.

Desses editais três são para projetos de áudio visual e o quarto para as demais áreas, todos já foram finalizados e encaminhados para secretaria de transparência emitir o parecer, depois segue para o jurídico, após receber o parecer jurídico, vai para votação na Câmara que autoriza a dotação orçamentária, só depois dos trâmites legais será publicado no Diário Oficial do Município.

Quanto a questão da documentação, sabemos que os artistas não entendem este processo burocrático, por isso tentamos fazer estes editais utilizando um linguajar menos técnico, para facilitar o entendimento.

Laurimar Souza, gerente de cultura do município,  falou da importância da Lei Paulo Gustavo para o desenvolvimento Cultural.

É necessário que o pretendente ao recurso, deve apresentar todas as certidões negativas o currículo e também o portifólio, além é claro, dos documentos pessoais e comprovante de endereço. O currículo e o portifólio não podem apresentar discordância de informações, portanto é preciso muito cuidado na elaboração desses documentos, recomendamos muito cuidado quanto a isso, pois precisamos cumprir as regras, disse Laurimar Souza.

Para evitar aborrecimentos, o edital dá ao artista a opção de contratar um profissional da área para desenvolver seu projeto.

Quanto a analise apreciação e aprovação dos projetos, fica por conta de quatro conselheiros, funcionários das secretárias educação, finanças e do gabinete.

No quarto edital, está locado o valor de 30% por cento, que totaliza 588 mil reais, o inciso de número 8 não permite o remanejamento desses recursos, caso não seja utilizado obrigatoriamente, será devolvido para a União, estamos trabalhando para que nenhum recurso seja devolvido.

Foi feita uma reunião e também uma consulta pública com a participação dos artistas locais, que sugeriram que os recursos fossem aplicados em maior volume onde houvesse maior demanda. A sugestão foi aceita pela maioria dos presentes. Dentro dos nove setores, formados pela música, dança artesanato, artes visuais e demais áreas, o setor musical é o maior, os artistas do setor podem usar os recursos para produção de vídeo clip experimental e áudio visual o que seria a oportunidade de construírem um vasto material de trabalho.  

A lei Paulo Gustavo é um marco histórico no setor cultural da nossa cidade, nunca recebemos tanto recursos como este e pretendemos colocar cada centavo nas mãos dos nossos artistas.

É importante que o cada um tenha em mente seu plano de trabalho, o que vai produzir, isso facilitará muito o trabalho daqueles que desejarem participar do edital. Disse laurimar para Max Ferraz ao terminar sua entrevista no Pauta Cultural

Da redação

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *