Geral

Aos 97 anos Taiwanês pinta casas da sua aldeia com arte colorida

Há cerca de dez anos, Huang Yung-fu, enfrentou um impasse. O governo de Taiwan, na Ásia Oriental, ameaçou derrubar sua aldeia centenária, uma vez que ele era o último remanescente das quase quatro mil pessoas do seu início. A ideia do governo era construir um complexo de apartamentos mais moderno no local.

Ofereceram uma generosa quantia em dinheiro para ele abandonar o lugar, mas Huang não conseguia suportar a ideia de deixar a casa onde morou por longos 75 anos. Foi aí que ele teve a ideia, e começou a pintar cada uma das casas que formam o vilarejo.

Huang nasceu na China e lutou na Segunda Guerra Mundial ao lado dos nacionalistas contra o governo comunista de Mao Tsé-Tung. Derrotados pelo regime de extrema-esquerda, Huang e outras 2 milhões de pessoas fugiram para Taiwan.

Huang, então, fundou uma aldeia junto com outros soldados e suas famílias.  Que acabou se tornando o lar de cada um deles.

Imagine o choque que sentiu quando soube que a aldeia seria destruída, ela estava deserta só restava ele. Muitos se mudaram ou morreram e eu fiquei sozinho”, completa. Sem ter para onde ir, ele resolveu pintar o vilarejo e o transformou em um belo centro turístico que é visitado por pelo menos um milhão de pessoas do mundo inteiro.

Começou pintando um pequeno pássaro em seu bangalô. Entusiasmado, continuou a pintar, gatos, aves de todos os tipos e pessoas de todo tamanho. Em 2010, um estudante universitário taiwanês visitou à aldeia e conheceu a história do velho chinês. Saiu de lá pronto a ajudá-lo. Munido de algumas fotos do local, o rapaz começou uma campanha para ajudar a custear os materiais e iniciou ainda uma petição pública para salvar o lugar da destruição.

A campanha logo viralizou e repercutiu muito forte na imprensa taiwanesa. Eu estou tão feliz e agradecido finalizou o vovô Arco-iris, como é conhecido hoje o senhor, Huang Yung-fu.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *