Geral

1.500 garimpeiros poderão fazer extração de ouro na região de Aripuanã •

No último dia (15/07), foi feito um acordo para a exploração legal de ouro por garimpeiros em Aripuanã, que fica a 976 km de Cuiabá.

O objetivo é resolver o conflito pelo uso da área que começou em outubro do ano passado e assim possibilitar a exploração de forma legal, o que viria alavancar o desenvolvimento econômico da região.

Investigações apontam que além do impacto ambiental, o garimpo tem causando grande impacto social no município, com aumento de homicídios, prostituição, tráfico de drogas e outros crimes.

O novo acordo, permitirá que ao menos 1.500 garimpeiros poderão explorar a área de 516 hectares que foi destinada para extração exclusiva de ouro.

O Termo de Compromisso e Ajustamento de Conduta, foi assinado entre a Cooperativa de Mineradores e Garimpeiros de Aripuanã (Coopemiga), a Companhia Mato-grossense de Mineração (Metamat), a mineradora Nexa, e a Agência Nacional de Mineração (ANM).

Com a formalização do termo de ajustamento, foi concedida a autorização para outorga de uma Permissão de Lavra Garimpeira (PLG) pela Agência Nacional pelo período de um ano.

O próximo passo para concluir o processo é a regularização e licenciamento ambiental, que será conduzido pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

A secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, explica que a extração do ouro de forma legalizada e as medidas de controle ambiental serão conduzidas pelo licenciamento ambiental, o que deve ter um impacto ambiental menos agressivo na região.

Da redação

Foto: Assessoria do Governo de Mato Grosso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *