Opinião

A vontade de vencer cura as depressões momentâneas

Temos que preparar a cada dia para novas mudanças, o momento presente encerra o tempo todo, igualmente aos nossos projetos e as esperanças que não foram concluídos, mas a expectativa de realização deve sempre recomeçar no minuto seguinte.

Como seria bom se atingíssemos a evolução intelectual para não alistarmos no exército dos julgadores, e tivéssemos a oportunidade de olhar as pessoas pelo lado bom ou entender o lado difícil de cada um moradores deste microcosmo.

Geralmente, entre esses julgadores estão aqueles que não têm um objetivo na vida, talvez porque tenha fracassado e ficaram estagnados no tempo e passam a exercer a inútil função de julgadores dos valores de conduta dos outros, e geralmente são invejosos, são fofoqueiros, mas são dignos de dó.

Deixar de viver como um julgador evitaria muito sofrimento para si e para outras pessoas, porém Deus sempre dá um jeito de nos deixar mais humildes quando somos muito prepotentes.

Muitas pessoas preferem seguir pela vida cuidando das falhas das outras pessoas, porque tem muita dificuldade em seguir regras, raramente conhece o que é o pudor, isso porque, acha difícil estabelecer em uma conduta decente, também porque tudo o que acontece com ela escancara o seu lado ruim, e por isso, continua usando o seu lado julgador, e poder exercer a sua ação de agressividade e impulsão, como autodefesa.

Todos os dias Deus nos dá – junto com o sol – um momento em que é possível mudar tudo que nos deixa infelizes.

Todos os dias, todos nós recebemos infinitas possibilidades de mudar as nossas vidas, mas fingimos que não percebemos este momento, essas opções e não vemos que hoje é não igual à ontem – e não será igual à amanhã, porque tudo muda e por isso temos que mudar e projetar um futuro melhor do que somos hoje. É preciso que cada um faça o seu milagre ou será tarde demais.

É necessário entender que a nossa vida é como uma roda que começa onde termina, e é sustentada pelos relacionamentos e pelos caminhos da vida vamos apreendendo a enxergar a beleza escondida nas feições e cores dos olhos desconhecidos, pois só com o passar dos anos aprendemos ter a sensibilidade de entender que a beleza se finaliza em si, pois a realidade se completa ao considerar o feio no exato momento que se vemos o bonito, e assim a vida segue impondo aparências até que a camada fina da nossa visão ultrapassa os limites daqueles que só veem o que desejam ver, pois além das aparências imposta pela vida, existe a mistura de sentimentos e de desejos, e destes nascem a verdadeira visão, pois somente aqueles buscam ver além das aparências, conseguem ver o que realmente a alma enxerga.

As nossas vontades de evoluir e atingir o sucesso em tudo que escolhemos com profissão, e será sempre insaciável, porque isso é que nos faz dedicar e trabalhar incessantemente em busca da satisfação pessoal e que nunca terá fim, pois somos aprendizes das experiências que a vida nos oferece, por isso, não seja um reprodutor de equívocos, pois os novos projetos aumentam o desejo de viver e trazem sempre novos objetivos ao nosso mundo existencial, e nessa necessidade de vencer, é que traz a cura espontânea para as nossas depressões momentâneas.

 

Wilson Carlos Soares Fuáh

 é economista Especialista em Recursos Humanos e Relações Sociais e Políticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *