Variedades

“Joel Colecionador” monta exposição para comemorar os 50 anos do União

Há exatos 50 anos, nascia o União esporte Clube, na noite do dia 06 de junho, uma  quarta-feira as diretorias dos times amadores Santos, Paraibana, Comercial e Olaria, as mais expresivas agremiações do futebol amador da época, se reuniram e decidiram fundar um time profissional na cidade de Rondonópolis, devido esta fusão o primeiro time profissional da cidade recebeu o nome de União esporte Clube.

Joel Vieira Barbosa, 57 anos, rondonopolitano nato e funcionário de carreira do Ministério da Saúde conhecido em toda cidade como “Joel Colecionador”.

Joel é torcedor do União desde sua fundação, ele ainda era criança na época que o União foi fundado, desde sua pré adolescência já passou a gostar e a torcer pelo Colorado, não perdia uma apresentação do time do coração, já que morava próximo a Praça da saudade, apenas algumas quadras do Luthero Lopes.

A apelido de Colecionador se deve a sua paixão pelo colecionismo, sempre gostou de colecionar coisas, chaveiros, selos, cartões telefônicos e principalmente tudo que se referia ao time do coração, recortes de jornais, fotos, flâmulas, fichas técnica de todos os treinadores que passaram pelo glorioso Colorado, fotos de todoas os presidentes que passaram pela administração do time, posters, mais sua maior rerlíquia é um carnê do “União Milionário”, uma espécie do  Bau da Felicidde, o titular pagava as mensalidades e concoria a prêmios.

Joel, tem em suas mãos o maior acervo, não só do União, mas também do futebol amador da nossa cidade, tem guardado ainda  toda história do campeonato mato-grossense de futebol, isso é uma responsabilidade muito grande, pois sou procurado por veículos de comunicação, universidades, historiadores e cronistas que me perguntam sobre montar um museu, para preserva estas histórias do nosso futebol. É um sonho, mas não tenho condições de bancar tal projeto, as autoridades até o momento não demostraram  interesse, enquanto isso vamos cuidando desse acervo, que não é só meu, mas de todos esportistas rondonopolitanos.

Para comemorar o aniversário de 50 anos do União, seu maior e mais apaixonado torcedor, montou uma exposição na sua própria residência, para receber convidados, comunicadores e a imprensa em geral,  ao apresentar seu grande acervo aos convidaos “Joel Colecionador” como é conhecido, se emociona, seus olhos brilham e seu rosto estampa a alegria e o orgulho de ser o detentor de toda este acervo.

Espero que um dia todo este material possa ter um espaço construido especialmente para ele, ter pessoas capacitadas e um curador,  para que possa ficar exposto e visitado pelo grande público, finaliza Joel.

Da redação

Fotos: Acervo particular 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *