Política

Os números de homicídios oriundo do trânsito, foi tema de Audiência Pública realizada na Câmara de Vereadores

Nosso maior intuito ao propor essa audiência, foi no sentido de buscar meios para se preservar vidas…

Durante o evento o vereador Investigador Gerson, apresentou um comparativo realizado pela DELETRAN – Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito, sobre os índices de acidentes entre os anos de 2022, e de janeiro a abril de 2023, sendo que foram registrados 1.153 acidentes com lesão corporal, 1.789 de danos materiais, 142 prisões por embriaguez ao volante. Já o número de mortes ocasionadas no trânsito veio em uma crescente ao ponto que ocorreram 144 homicídios culposos na direção veicular, comparando esses identificadores de janeiro a abril entre os anos de 2021,2022 e 2023.

Os altos índices de acidentes e homicídios ocasionados no trânsito, foram o principal motivo que levou o presidente da Comissão de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, vereador Investigador Gerson, a realizar na última quinta-feira (11/05), no Plenário da Câmara Municipal, esta Audiência Pública sobre o Trânsito no Município. A iniciativa do parlamentar, que tem colocado o tema entre uma das prioridades de seu mandato, reuniu vereadores, representantes do Executivo, de deputados, secretários, Policia Militar, PRF e de órgãos ligados ao setor para debater sobre o assunto.

No uso de sua fala o Capitão Tavares da policia Militar relatou; “as causas de mortes no trânsito aqui em Rondonópolis são maiores do que os outros tipos de mortes, este é um assunto preocupante”.

O diretor do Sanear Paulo Jose, falou sobre a abertura de terminais, duplicação do Anel Viário e as obras que já estão em andamento, externou que Rondonópolis precisa de avenidas de ligações rápidas para dar mais fluidez no trânsito.

O Inspetor da PRF Donizete externou “enquanto não existir políticas pública voltadas para o trânsito de nossa cidade, infelizmente nos vamos ver é isso, cada dia que se passa agravar mais”.

O secretário de Trânsito Lindomar, relatou em sua fala que este é um assunto muito sério, os óbitos que nós temos constatados em nossa cidade cerca de 75% de quem morre em acidente de trânsito, é constatado posterior que tem haver com teor alcoólico no sangue.

“Chegamos a mais de 205 mil veículos, e o nosso trânsito continua o mesmo de quando havia em torno de 90 mil veículos, é hora de pensar no futuro e ter em Rondonópolis obras estruturantes, viadutos, trincheiras, mais rotatórias, mais sinalização e fiscalização, aberturas de novas pontes, semáforos inteligentes que abre e fecha automaticamente assim que detecta o congestionamento, dar mais condições para as forças de segurança poder atuar e combater às ilegalidades, já passou da hora do prefeito abrir o concurso da GCM – Guarda Civil Municipal, pois estes poderão auxiliar na fiscalização do trânsito. Sabemos que o trânsito da nossa cidade precisa de muita atenção, pois o número de acidentes é alarmante, temos que buscar meios de diminuir esses identificadores e uma alternativa pode vir das escolas, fazendo com que a educação no trânsito faça parte da grade curricular do aluno, nosso maior intuito ao propor essa audiência, foi no sentido de buscar meios para se preservar vidas”. externou vereador Investigador Gerson.

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *