Política

Câmara de Rondonópolis vai enviar ao prefeito José Carlos do Pátio, documento com Medidas do Protocolo Emergencial de Segurança nas Escolas

Atendendo a um chamado da sociedade, a Câmara Municipal de Rondonópolis promoveu na tarde desta quinta-feira (13), uma Audiência de Trabalho, envolvendo diversos Organismos da Segurança Pública, Educação, Poder Judiciário, Ministério Público Estadual, Sociedade Civil Organizada, representantes do Poder Executivo e membros dos Conselhos de Segurança do município, momento em que foi discutida a situação de insegurança instalada, principalmente junto aos estabelecimentos de ensino, depois de alguns atentados contra escolas.

“Além da preocupação referente aos fatos concretos, como por exemplo, a tragédia que ceifou a vida de quatro inocentes crianças em Santa Catarina, também nos deparamos com outra problemática que é a crescente onda de Fake News, aterrorizando a comunidade”, externou Júnior Mendonça.

O objetivo da audiência foi, à várias mãos, chegar a um denominador comum de protocolo a ser seguido, tanto nas unidades escolares, como também no seio familiar, em relação ao combate às Fake News, a orientação correta frente a um fato concreto, e sobretudo, medidas de segurança para evitar que problemas semelhantes aos já ocorridos em municípios de outros estados brasileiros possam se abater sobre Rondonópolis.

Várias ideias foram apresentadas durante o evento, desde a instalação de câmeras de segurança nas unidades escolares, a atenção dos pais, em casa, na orientação aos filhos e na revista das mochilas que levam para as escolas, passando por uma atuação mais marcante das forças de segurança com a presença de policiais e viaturas nas áreas próximas às unidades escolares, até um possível treinamento de crianças e adolescentes para um caso de possível ataque. Esta última sugestão rejeitada pelo Poder Judiciário.

Uma das medidas que deve ser tomada pelo governo do Estado, e que foi anunciada durante audiência pela Diretora Regional de Rondonópolis, Andréia Cristiane de Oliveira, como parte do Protocolo Emergencial de Segurança, trata-se da instalação de 5,5 mil câmeras de monitoramento nas escolas estaduais de Mato Grosso. Rondonópolis também será contemplada. Outras medidas também devem ser adotadas, como o Botão do Pânico e o reforço no quadro de profissionais psicólogos nas Diretorias Regionais de Educação (DREs).

Além de todas as medidas práticas para oferecer uma sensação maior de segurança, é preciso que a família esteja atenta e ajude neste trabalho de orientação das crianças e adolescentes.

“A Segurança Pública não se faz apenas com policiamento, a gente analisa os Estados Unidos, que é um país de primeiro Mundo, que tem policiais suficientes, mas mesmo assim acontecem massacres. O que acontece ali é uma sociedade doente. Infelizmente eu vejo que o Brasil está caminhando pra esse rumo, então precisamos tratar nossa sociedade e nossas famílias, porque a gente vê muitos problemas dentro de casa”, disse Thiago Damasceno, Delegado Regional da Polícia Judiciária Civil.

ENCAMINHAMENTO

O presidente da Câmara, vereador Júnior Mendonça, determinou ao Secretário Legislativo Institucional que encaminhe cópia da Ata a todos os Organismos de Segurança Pública e autoridades presentes ao evento, além de elaborar um documento único em nome dos 21 parlamentares municipais, contendo as duas propostas, (Aumentar a ronda policial no perímetro escolar.
Criar um cronograma emergencial de palestras nas unidades escolares em parceria com as forças de Segurança – Polícia Militar e Corpo de Bombeiros). Este documento deve ser encaminhado ao Poder Executivo ainda nesta sexta-feira (14).

Participaram da Audiência de Trabalho, além dos vereadores;

Dr. Thiago Dasmasceno-
Delegado Regional da Policia Judiciária Civil
Dra. Maria das Graças – Juiza de Direito
Dra. Patria Eleuério Dower – Promotora de Justiça do Ministério Público de MT
Tenente Coronel Lauro Osório da Silva – Comandante do 5º BPM
Capitão Roberto – Corpo de Bombeiros Militar de Rondonópolis
Valdemir Castilho (Biliu) – Gabinete de Apoio à Segurança Pública (GASP) -Prefeitura de Rondonópolis
Mara Gleibe – Secretária Municipal de Educação de Rondonópolis
Fabiana Perez – Secretária Municipal de Assistência Social-Rondonópolis
Fernando Antunes Soubhia – Defensor Público do Estado de Mato Grosso
Andréia Cristiane de Oliveira – Diretoria Regional de Educação de Rondonópolis
Camila Ranzani – Representando o Vice-Prefeito Aylon Arruda
Dr. Otávio José Lima – Delegado da Policia Federal
Coronel Fernando Augustinho – PM
Representantes do Conselho Tutelar

Da assessoria

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *