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Jeg, conheça o fora de série Off-Road concorrente direto do Gurgel X-12

O Jeep Jeg, nasceu em 1976 já como modelo 1977, foi apresentado no salão do carro e logo ganhou a capa da Revista Quatro Rodas da época, seu concorrente direto era o Gurgel X-12. O Jeg era produzido pela fora de série, Dacunha Veículos e Mecânica S/A na cidade de São Bernardo do Campo SP e vendido nas concessionárias VW, na carroceria em aço.

Diferente dos modelos Gurgel, que utilizavam carrocerias de fibra de vidro, o Jeg era comercializado com carroceria de aço. Utilizava a plataforma do VW kombi, motor 1600, e chassi encurtado em 400 mm. Para poder ser posicionado como um Off-Road, a montadora utilizou um sistema de freios seletivo desenvolvido pela Gurgel, o Selectration, que funciona bloqueando as rodas traseiras de forma independente, facilitando a saída de atoleiros.

O projeto ainda oferecia, para-brisa basculante, protetor de faróis e uma galão devidamente adaptado na parte traseira de 20 litros, que era utilizado como reservatório adicional de gasolina.

O número de unidades emplacadas, foram bastante modestos, cerca de 500 unidades. Mas hoje se tornou um colecionável muito valorizado, e bastante procurado, para se ter uma ideia, as buscas mensais nos buscadores Google pelo modelo chegam a 1000 pessoas por mês, se somar as buscas em redes sociais mais Bing/Yahoo, existem no Brasil uma média de 5.000 pessoa todos os meses em busca de uma unidade colecionável.

Desempenho

Estabilidade – O conjunto, carroceria, chassi e suspensão, dava ao carro a estabilidade sugerida para um utilitário da década de 1970, por ter o chassi encurtado, levava vantagem em curvas de alta, em relação aos VW refrigerados a ar.

Motor –  Utilizando o motor VW Boxer 1600, era de desempenho modesto, mas muito eficiente para regiões com variações extremas de temperatura e atoleiros. Ao menos essa era a ideia de Ferdinand Porsche e sua equipe no projeto piloto de década de 1930,

Câmbio –  O câmbio manual de 4 velocidades, era de engates precisos e macios, mas exigia as manutenções preventivas em dia ou os problemas de engates começariam a aparecer em menos de dois anos.

Retomadas e ultrapassagens – Para quem viveu as décadas de 1970 e 1980, sabe que nunca foi o ponto forte de todos as gerações com motores refrigerados a ar, mesmo sendo 1600

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Imagens Ateliê do Carro

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