Nacional

Vídeo: presidente Lula sobrevoa área destruída pelas chuvas em SP

Os bombeiros do estado estimam que, até o momento, ao menos 40 pessoas estejam soterradas após deslizamentos de terra. São 35 mortos

Foto colorida do presidente Lula sobrevoando área atingida por chuvas em SPRicardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarcou em São Paulo, na manhã desta segunda-feira (20/2), para se reunir com ministros de Estado e definir ações emergenciais para socorrer cidades que sofrem com as chuvas desde sábado (18/2). Em seguida, ele sobrevoou as áreas destruídas.

Lula estava aproveitando o feriado de Carnaval na Bahia desde sexta-feira, mas decidiu ir ao estado para averiguar de perto o estrago feito pelas chuvas. O município mais afetado é São Sebastião, que se encontra em estado de calamidade pública.

Os bombeiros estimam que, até o momento, ao menos 40 pessoas estejam soterradas após deslizamentos de terra, ocorridos em decorrência de tempestades que caíram em São Sebastião, no litoral paulista, desde o sábado (18/2). Até o momento foram registrados 35 mortes. Outro óbito, de uma criança de 7 anos, ocorreu em Ubatuba.

Vídeo de Lula fazendo o reconhecimento dos estragos na região:

Em entrevista à CNN Brasil, o ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que Lula partiu da Bahia às 8h e pousaria em São José dos Campos aproximadamente às 10h. De lá, o chefe do Executivo e os ministros partiriam para São Sebastião.

Renan ainda afirmou que após o sobrevoo na região os chefes das pastas, ao lado do presidente, elaborarão medidas emergenciais a serem tomadas para conter a destruição feita pelo fenômeno.

“Estamos na base em São José dos Campos, aguardando o presidente, que deve pousar às 10h. Daqui, vamos reunir toda a comitiva e ir juntos a São Sebastião. De lá, vamos fazer uma vistoria tanto em sobrevoo quanto e em solo para observar quais são as medidas emergenciais mais importantes a curto prazo”, disse o ministro à emissora.

 
“A visita do presidente é muito importante porque ela é muito simbólica no sentido que o presidente está à disposição de integrar esforços ao governo de SP e às prefeituras para minizmizar os impactos dessas chuvas na vida das pessoas e no funcionamento pleno das cidades”, completou Renan.

Veja os ministros que integrarão a comitiva:

  • Waldez Goes – Desenvolvimento Regional
  • Paulo Pimenta – Secretaria de Comunicação Social
  • Renan Filho – Transportes
  • Alexandre Padilha – Relações Institucionais
  • Márcio França – Portos e Aeroportos
  • Rui Costa – Casa Civil
  • Márcio Macedo – Secretário-Geral da Presidência
  • Jader Filho – Cidades
  • Volney Wolf – secretário nacional de Proteção e Defesa Civil

Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *