Política

Vereador Dr. José Felipe Horta, luta pela implantação de escola ambiental em Rondonópolis

O vereador Dr. José Felipe Horta, morador antigo do bairro Jardim Pindorama, assim que assumiu o mandato em janeiro de 2021, se reuniu com o prefeito José Carlos do Pátio, para tratar da aquisição de uma área de 40 mil metros quadrados, que abriga uma velha olaria, que há anos está rodeada por diversos bairros populosos como Planalto, Pindorama do outro lado do Córrego Canivete tem diversos bairros pequenos e o populoso Jardim Tropical. Nesta reunião falei para o prefeito se havia a possibilidade do município adquirir aquela área para construir um parque ecológico, o que viria beneficiar esta grande região, oferecendo um novo espaço de lazer para a população e que está área depois de recuperada ajudaria a melhorar o clima da nossa cidade.

O prefeito José Carlos do Pátio gostou da ideia e então começou as negociações com os proprietários, que inicialmente pediram algo em torno de 7 milhões.

Numa segunda reunião com o prefeito, coloquei minha preocupação com relação a manutenção desse novo parque, pois temos observado que este é o gargalo que a administração tem enfrentado com relação a outros parques, da cidade.

Foi quando tive a ideia de transformar este projeto que passaria a ser uma escola ambiental, porque a educação tem mais recursos para manter tanto a escola como a área adjacente em melhores condições de zelo. Além do mais esta seria a primeira escola ambiental do estado.

Fomos então pesquisar e encontramos três escolas nesta conformação, no interior do estado de São Paulo. Já numa terceira reunião com o prefeito, ficou acordado que ali seria construída uma escola ambiental, uma comitiva de técnicos da Secretária de Educação, da SEMMA, engenheiros e arquitetos, foram visitar estas escolas, numa delas existe o Museu das águas, estou empenhado em incluir dentro do projeto algo similar para nossa cidade.

Estamos estudando qual o modelo de edificação atenderia melhor às nossas necessidades, como auditórios para  capacitação dos alunos, com palestras técnicas sobre o meio ambiente, o restante do espaço será recuperado, onde serão construídas trilhas para passeios e estudos dos alunos, terá um espaço para hortas tanto horizontal quanto vertical de forma a aproveitar melhor áreas pequenas, dentro deste espaço teremos o cultivo de plantas medicinais, já que a ideia é ensinar o cultivo de hortaliças e outros, os alunos poderão colocar em prática o que aprenderem aqui, como técnicas de compostagem e como fazer adubação correta,.

Dentro dessa área existe uma nascente que será recuperada e preservada, teremos aulas práticas de revitalização de áreas degradadas, será construído um viveiro para produção de mudas nativas, que serão plantadas em áreas públicas ou cedidas a ONGs que atuam neste seguimento.

Neste projeto está envolvido o Ministério Público, que por sinal firmou um TAC com a prefeitura onde investirá quatro dos sete milhões para a compra da área.

Estamos trabalhando neste projeto desde que assumimos o mandato, assim que ficar pronto, será a maior contribuição minha, como vereador para minha cidade. Me sinto orgulhoso por estar à frente de um projeto tão grandioso, disse o Dr. José Felipe.

Veja o relatório completo da situação Ambiental das Escolas visitadas, no link abaixo: 

https://drive.google.com/file/d/1uRs15EeHhq_evyuwHJ5wGXd6UuRKnIq4/view?usp=sharing

Da redação

Fotos e arquivos cedidos pela assessoria do vereador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *