Geral

Usando inteligência artificial, jornalista cria música para quem confunde MT e MS.

Jornalista cria música para quem confunde MT e MS
Jornalista cria música para quem confunde MT e MS

O jornalista Raul Ruffo utilizou uma inteligência artificial e criou uma música para pessoas que confundem os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Ele utilizou o ChatGPT, um robô que é capaz de se desenvolver e aprender ao longo de conversas. A inteligência artificial fez a letra da música e o jornalista acrescentou a melodia. 

Por que mesmo depois de quase cinco décadas as pessoas ainda não entenderam que Cuiabá fica em Mato Grosso e Campo Grande, em Mato Grosso do Sul? Que Corumbá é MS e Sinop é MT?

Raul Ruffo disse que começou a conversar com o robô sobre vários assuntos e decidiu entrar no tema para saber o conhecimento dele sobre a cultura regional dos dois estados. Depois, pediu para que ele criasse a letra de uma música.

“Falando com ele, vi que entendia do assunto e perguntei se poderia escrever uma música. Na primeira resposta ele me deu uma letra muito séria e pedi de novo. Disse que gostei da letra mas, que queria uma bem humorada e com tom mais crítico. Então ele me mandou essa. O robô além de saber da realidade regional, é possível conduzir ele dando o viés que você quer”, disse.

Jornalista cria música para pessoas que confundem Mato Grosso e Mato Grosso do Sul — Foto: Reprodução

Jornalista cria música para pessoas que confundem Mato Grosso e Mato Grosso do Sul 

O jornalista contou que foi viveu até os 15 anos de idade em Mato Grosso. Depois, se mudou para Mato Grosso do Sul e morou por mais 10 anos no estado.

“Vivi a realidade dos dois estados. Apesar de ter quase 50 anos que Mato Grosso do Sul foi criado, no resto do Brasil e outras unidades federativas, algumas pessoas não conseguiram absorver que são estados diferentes e cada um tem a sua capital. Então para quem é da região Sudeste e está nos grandes centros, muitas vezes, Mato Grosso é uma coisa só”, disse.

De acordo com Ruffo, para os moradores dos estados, a troca de cidades e a confusão sobre a cultura e outras características, incomoda.

“Quem está aqui sabe que cada um tem a sua identidade cultural, características, a sua capital e é uma coisa que incomoda muito quem mora nos dois estados. Quando a gente vê o estado representado na TV ou alguma mídia que chame a atenção, e erram o nome ou trocam as capitais, a gente fica um pouco triste com isso”, disse.

Para entender o motivo da confusão, o jornalista questionou o ChatGPT e comentou sobre a cultura regional. As respostas e as perguntas estão exatamente da maneira como foi a conversa.

Raul: Por que as pessoas confundem os estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso?

ChatGPT: As pessoas podem confundir os estados de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso devido à similaridade dos nomes e localização geográfica próxima. Além disso, as duas regiões possuem características similares, como a presença de grandes extensões de florestas e fazendas agrícolas, o que pode contribuir para a confusão. No entanto, Mato Grosso do Sul é conhecido principalmente por sua produção de grãos, enquanto Mato Grosso é conhecido como um importante produtor de soja e algodão.

Raul: Você sabe que antes os dois eram um só estado né?

ChatGPT: Sim, antes de Mato Grosso do Sul ser constituído como um estado independente em 1977, ele era parte do estado de Mato Grosso. A divisão ocorreu devido às diferenças regionais, culturais e econômicas entre as duas regiões, e a separação permitiu a cada uma delas se desenvolver de maneira mais efetiva e alinhada às suas características únicas.

Raul: De 1977 pra 2023 tem quase 50 anos. Já não deu tempo das pessoas aprenderem e pararem de confundir?

ChatGPT: Apesar de terem se passado mais de quatro décadas desde a criação do estado de Mato Grosso do Sul, a confusão entre os dois estados ainda persiste em algumas pessoas. Isso pode ser devido a uma falta de conhecimento sobre as diferenças entre as duas regiões, ou à falta de atenção aos detalhes. Além disso, as informações disponíveis sobre os estados podem ser limitadas ou confusas, o que pode contribuir para a perpetuação dessas confusões. No entanto, quanto mais se aprende sobre as características únicas de cada estado, menos provável será a confusão entre eles.

Ao final da conversa, o jornalista pediu para que o robô criasse a letra de uma música sobre o tema.

G1

Foto: Reprodução

Veja vídeo :

Fonte V´ídeo: https://www.youtube.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *